Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura e CMDCA realizam evento para incentivar doação de Imposto de Renda para Fundo da Criança; parte dos recursos serão usados para equipar 4 creches em construção
17/11/2023 17h21

O prefeito Anderson Prado e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laís de Souza, realizam na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, um evento para conscientizar empresários sobre a importância da doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e pessoas jurídicas (empresas) podem doar até 1%. Para que os recursos possam ser utilizados no próximo ano, as doações devem ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2023 (veja no final do texto como fazer a doação).

Além do prefeito e da presidente do fundo, também estavam na mesa do cerimonial a vereadora Andréia Bernardo Zaratini Martinelli, que representou a Câmara Municipal, o secretário de Educação, Railson Rodrigues, e o secretário de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves. Também marcaram presença no evento a vereadora Irani Gorgônio, a Chefe de Gabinete, Daiseliza Oliver Carneiro e o o presidente da Acilpa e do Rotary Clube, Toni Anderson Diegoli, além de empresários de diversos segmentos da economia lençoense.

Todos os anos o CMDCA realiza campanha de arrecadação do Imposto de Renda para conseguir doações para o Fundo da Criança. Neste ano, no entanto, por conta de uma queda de cerca de R$ 12 milhões na arrecadação municipal e a necessidade de equipar 4 creches que estão em fase final de construção que vão atender 430 crianças e praticamente zerar a fila de creches, a Prefeitura fez uma parceria com o CMDCA que vai aportar parte desses recursos para equipar as creches. É importante salientar que nenhum projeto desenvolvido pelo CMDCA atualmente será interrompido. Com essa sensibilização, e um volume maior de doações, eles podem ser até ampliados.

“Esse ano eu peço que vocês, tanto de pessoa física como pessoa jurídica, como grupos econômicos dessa cidade já fazem, participando de projetos, encaminhem recursos para o Fundo Municipal da Criança, pois parte desse recurso, sem parar nenhum projeto que esse Fundo já executa, vai servir para que nós possamos equipar nossas creches. Essa é mais uma ideia que tivemos, pois ideias nascem de momentos difíceis como o atual cenário de queda de arrecadação”, frisou o prefeito Anderson Prado.

“Quero agradecer ao Prado pelo convite e em nome dele cumprimentar todas as autoridades aqui presentes hoje. Esse é um evento muito importante, porque trata de nossas crianças e adolescentes. Por isso, quero agradecer cada um de vocês que aceitaram estar aqui hoje para ouvir essa mensagem e peço que, na medida do possível, colaborem pois a causa é nobre”, frisou a vereadora Andréia Zaratini.

“Diante da queda de arrecadação e de repasses neste ano, a Educação foi a mais afetada, pois recebe, obrigatoriamente um significativo percentual do recuso, logo em um ano em que estamos planejando a entrega de mais cinco creches, quatro que estão com obras em andamento e uma que vai iniciar em breve, além de duas escolas. Com a inauguração destas quatro creches, nós pretendemos zerar a lista por creche em nossa cidade. Lençóis pode ser uma das primeiras cidades do Brasil, com o seu porte, a zerar a fila de creche e isso é muito importante, porque nós sabemos o quanto isso faz a diferença na vida das pessoas que usam esse serviço”, declarou o secretário Railson Rodrigues.

“O papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é deliberar, acompanhar, fiscalizar e investir em políticas públicas que beneficiem as crianças e adolescentes de nossa cidade. E isso é fundamental, porque todo mundo fala que a criança é o futuro. Ela é o nosso futuro, mas não podemos olhar para a criança e só pensar no futuro dela. Temos que olhar e trabalhar para melhor o seu presente”, declarou Laís de Souza.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA

1) Quem pode doar?

Pessoas físicas que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo Formulário Completo e Pessoas Jurídicas (empresas) que fazem a declaração pelo Lucro Real.

2) Quanto isso vai custar e quanto posso doar?

Não vai custar nada, pois esse imposto já seria pago ao Governo Federal. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e pessoas físicas podem doar até 1%.

3) Até quando preciso realizar essa doação?

Para que os recursos estejam disponíveis para o Fundo em 2024, as doações precisam ser feitas até o dia 28/12/2023.

4) Como faço para doar?

É simples. Basta entrar no site da Prefeitura (www.lencoispaulista.sp.gov.br), clicar no menu “Impressão de Guias”, na próxima tela escolher “Guia de Doação”, preencher os dados que são pedidos e clicar no botão Gerar Guia.