Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura entrega o ginásio “Demirzão”
13/11/2023 14h41

Prefeitura entrega o ginásio “Demirzão”

Novo ginásio já está sendo utilizado para competições e escolinhas

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Esportes, oficializou a entrega do ginásio Edemir Santino Coneglian, o “Demirzão”, no Parque Rondon, em cerimônia realizada no sábado, 11.

O prefeito Anderson Prado e o secretário de Esportes, Raphael Blanco entregaram as obras do ginásio e de seu entorno para a comunidade e as autoridades. O evento teve a presença do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, dos secretários municipais de Motomecanização, Chico Naves, de Educação, Railson Rodrigues, de Finanças, Julio Antônio Gonçalves, de Tecnologia da Informação, Éder Paccola Santa Bárbara, de Obras, Emanuel Fidelis Serutti, de Recursos Humanos, José Antonio Ribeiro Ramos Júnior, de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, de Suprimentos, Luiz Fernando de Campos, de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Fantini, de Cultura, Marcelo Maganha, de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, da chefe de Gabinete, Daise Oliver Carneiro, e do diretor do CMFP, Antonio Paulo Antunes, dos vereadores Andreia Zaratini, Valdevino Miguel, e Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia. Também compareceram a esposa do senhor Edemir, Terezinha Bernadete Carrit de Souza Coneglian, filhos, netos e bisnetos. O filho Emerson André Carrit Coneglian falou em nome de toda a família.

“O meu pai sempre foi um apaixonado pelo esporte e, acima de tudo, pela cidade de Lençóis Paulista. Ele dizia para nós, desde que éramos pequenos, que as duas ferramentas para a transformação do mundo eram a educação e o esporte. Então sempre fomos incentivados a estudar, para ser melhores um dia, e vamos praticar esportes, porque dentro do esporte aprendemos a ganhar e a perder. Dentro do esporte nós aprendemos que se hoje não fomos bem, podemos nos levantar, nos dedicar e amanhã fazer diferente. Dentro do esporte nós aprendemos regras, disciplina, a valorizar tudo que nós temos de bom na vida. E quando vejo nessa amanhã essas crianças maravilhosas e vão continuar o legado de Lençóis Paulista, me enche de alegria poder perpetuar o nome do meu pai como parte dessa história”, agradeceu Emerson.

Após a cerimônia, teve partidas de futsal entre os alunos das escolinhas municipais. O ginásio poliesportivo foi concluído no primeiro semestre de 2023 e já está sendo utilizado pela população. “Obrigado pela oportunidade. Este não é um projeto apenas da Secretaria de Esportes, mas de todas as secretarias e da população lençoense, que merece um ginásio desse porte. Um espaço que mesmo antes de ser inaugurado, já está sendo utilizado. Nós já tivemos aqui final dos Jogos Regionais, final dos Jogos da Juventude, campeonatos de futsal e uma série de outros eventos, dada tamanha a importância desse ginásio para nossa cidade”, lembrou o secretário de Esportes, Raphael Blanco.

O ginásio teve custo total de R$ 3.226.512,21, entre recursos federais e contrapartida da Prefeitura, com 2.023,49 m² de construção e capacidade para 520 pessoas. A primeira emenda para viabilização da obra foi de R$ 1,4 milhões, conseguida por Manezinho em 2011, quando ele exercia mandato como vereador, junto ao Ministro dos Esportes à época, Aldo Rebelo. Devido a problemas de ordem técnica e burocrática, o projeto levou mais de uma década para ser concluído, sendo necessária a suplementação com recursos municipais em mais de 50% da obra.

“Primeiramente, eu agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui. Na pessoa do Emerson agradeço todos os familiares do senhor Edemir por poder prestar essa homenagem. Quero começar cumprimentando o secretário de Convênios, o Manezinho. Que luta nossa! Eu vejo e entendo as dificuldades que a ex-prefeita Bel Lorenzetti teve com esta obra. Mas quando assumi e tomei pé da situação desse ginásio me comprometi a entregar. Agradeço também ao trabalho do secretário Raphael, que entendeu que o propósito desse governo é cuidar de gente. Me interessa a entrega de obras, desde que seja para melhorar a vida das pessoas, a vida das crianças. Eu não sou prefeito de pedras, tijolos e argamassa. Eu sou o prefeito que cuida de gente e a estrutura desse ginásio só existe para cuidar de gente”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

O entorno do ginásio também foi revitalizado e contará com pista de caminhada, playground, quadra para basquete 3, projeto paisagístico, pontos de hidratação e iluminação.

A vereadora Andreia Zaratini também lembrou da luta para construção do ginásio, representando a Câmara de Vereadores. “Eu sei que muitas secretarias estiveram envolvidas para que este sonho se realizasse hoje, numa homenagem muito justa ao senhor Edemir, que tive o prazer de conhecer. Um grande ser humano, com um coração enorme. Esse ginásio representa o sonho para crianças e adolescentes. E depois de tantos discursos de ódio contra esta obra, de pessoas que diziam que não ia acontecer, de mentiras, estamos realizando essa festa de inauguração hoje”, concluiu.