Você esta em: Home / Notícias / Prefeito participa da audiência pública Jovem Aprendiz
23/10/2023 14h04

Prefeito participa da audiência pública Jovem Aprendiz

Autoridades, representantes de entidades formadoras e empresários participaram da audiência

O prefeito Anderson Prado e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari, de Assistência Social, Ney Góes, de Educação, Railson Rodrigues, e o diretor de CMFP, Antonio Paulo Antunes, participaram da audiência pública Jovem Aprendiz nesta sexta-feira, 20. A audiência foi realizada pelo Ministério Público Estadual e o Juizado Especial da Infância e Juventude de Bauru, com apoio e parceria do Tribunal Regional do Trabalho, Prefeitura de Lençóis Paulista, OAB Subseção de Lençóis Paulista, CMDCA e entidades formadoras.

Na abertura, a mesa de honra foi composta pelo prefeito Anderson Prado, pela promotora de Justiça Débora Orsi Dutra, representando o Ministério Público Estadual, pelo juiz André Luiz Alves, coordenador do JEIA (Juizado Especial da Infância e Adolescência) de Bauru, pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Guiomar Pessoto Guimarães, pela presidente do CMDCA, Laís Souza, pelo presidente do Rotary Toni Anderson Diegoli, pela advogada Fernanda Maria Bodo de Mattos, representação a OAB subseção de Lençóis Paulista.

Também participaram da audiência o diretor do CMFP, uma das entidades formadoras, Antonio Paulo Antunes, e os secretários de Educação, Railson Rodrigues, Assistência Social, Ney Góes, e Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferarri.

O prefeito Anderson Prado, que foi legionário mirim, deu um depoimento pessoal de como os programas de aprendizagem que incentivam o ingresso de jovens ao mercado de trabalho teve impacto transformador em sua trajetória.

“É importante que se ateste a necessidade deste evento. Eu sou filho desse sistema que dá oportunidade para que os jovens ingressem no mercado de trabalho, que na minha época ainda não se chamava Jovem Aprendiz. Eu ingressei na Legião Mirim aos 11 anos, quando a legislação permitia, e foi a melhor coisa que pode acontecer na minha vida. O trabalho foi uma ferramenta de transformação na minha vida, fez toda a diferença. E a Prefeitura de Lençóis Paulista atualmente abraça cerca de 40 legionários e legionárias. Mesmo sem as obrigações legais, nós abraçamos essa causa, porque é preciso oferecer o primeiro emprego, para que esses jovens entendam o que é responsabilidade”, declarou o prefeito Anderson Prado.

“Esta audiência pública está inserida num conjunto de ações integradas, de diversos setores, para a inclusão de adolescentes em programas de aprendizagem, em cursos de formação e qualificação profissional, no nosso município de Lençóis Paulista”, explicou a promotora Débora Orsi Dutra.

De acordo com a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, o objetivo principal da audiência foi reforçar o sistema de cotas e aproximar entidades formadoras e empresas. “O Ministério Público tem um grande prazer de iniciar esse trabalho de inserção do adolescente no mundo do trabalho. Nós temos uma posição de consenso, buscando as empresas para que regularizem as cotas dentro dos procedimentos administrativos”, reforçou a dra. Guiomar.

Já a presidente do CMDCA e o juiz representante do JEIA lembraram do poder de transformação social dos programas de aprendizagem.

“Nós, que estamos aqui dialogando neste momento, nós temos o poder de dar a oportunidade do primeiro emprego aos jovens, do aprendizado, da experiência, de nos colocarmos como referência desses jovens e entender que nós podemos fazer a diferença em suas vidas”, avaliou Laís.

“O Jeia também atua de forma institucional. Busca através da participação junto à sociedade, uma aproximação entre todos os atores para combatermos o trabalho infantil, incentivarmos a aprendizagem e podemos ouvir hoje um depoimento que realmente surpreendeu, que foi a história do senhor prefeito, um exemplo do que é benefício do jovem inserido na aprendizagem”, conclui o Juiz André Luiz Alves.