Você esta em: Home / Notícias / Biblioteca Municipal Orígenes Lessa recebe Kit Especial do Projeto Biblioteca Maurício de Sousa 2023
20/10/2023 11h00

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa (BMOL) anunciou sua participação no Projeto Biblioteca Maurício de Sousa 2023, uma iniciativa promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB) em colaboração com o Instituto Maurício de Sousa e outras editoras de renome. A BMOL foi uma das 82 bibliotecas públicas e comunitárias do estado selecionadas em um edital lançado em abril para receber um kit especial, composto por 150 itens, incluindo livros, revistas e quadrinhos da Turma da Mônica e do renomado escritor e cartunista Maurício de Sousa.

"Esta é uma oportunidade excepcional para nossa comunidade mergulhar ainda mais em histórias cativantes e expandir o amor pela leitura, especialmente entre as crianças. A iniciativa não apenas enriquece o acervo da BMOL, mas também reforça nosso compromisso com a promoção da literatura em nossa cidade", declarou o secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Os objetivos do projeto são: realizar atividades voltadas à difusão e ao incentivo à literatura infantojuvenil, em cooperação com bibliotecas públicas do SisEB; viabilizar a doação de itens de acervo da Turma da Mônica e publicações similares entre livros, revistas e quadrinhos para as bibliotecas participantes, a fim de promover a bibliodiversidade; apoiar a atualização e a renovação dos acervos das bibliotecas, em consonância com suas políticas de desenvolvimento e avaliação de coleções; contribuir com a implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura literária; valorizar e dar protagonismo às bibliotecas paulistas; aumentar a visibilidade e atrair novos públicos para usufruir dos programas e serviços especializados e gratuitos das bibliotecas públicas e comunitárias.

A equipe de servidores da BMOL apresentou o material para as crianças durante visitas de escola e informo que durante o mês de outubro, em celebração ao mês das crianças, as obras do kit especial estarão em exposição na biblioteca e disponíveis para empréstimo. A BMOL está aberta de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h, e aos sábados, das 08h às 17h, proporcionando um ambiente propício para a leitura e aprendizado.

Para se tornar um sócio da BMOL e desfrutar deste acervo enriquecedor, os interessados precisam apenas apresentar um documento com foto e um comprovante de residência. Cada associado tem o privilégio de emprestar até dois itens por vez, com um prazo de empréstimo de 10 dias.