Você esta em: Home / Notícias / Ajude seu filho a participar do concurso de fotografias do Comdema
11/10/2023 08h53

Ajude seu filho a participar do concurso de fotografias do Comdema

Ajude seu filho a tirar foto de uma árvore e participar do concurso

Que tal aproveitar o feriadão para acompanhar seu filho a registrar em fotos as árvores que compõem as paisagens lençoenses? O Comdema realiza o concurso de fotografia amadora “Árvores de Lençóis Paulista”. Esta iniciativa é voltada para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, da rede pública e privada. Os alunos interessados podem participar enviando até três fotos de árvores plantadas em Lençóis Paulista. O prazo para envio vai até 21 de outubro. Serão selecionadas 12 imagens. Os estudantes que tiverem as fotografias selecionadas vão participar de um tour ambiental em pontos estratégicos de Lençóis Paulista, que inclui um roteiro de educação ambiental, e as imagens vão compor um calendário para 2024. O concurso tem apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação.

As fotos deverão ser encaminhadas somente pelo e-mail comdemalp@gmail.com, em boa resolução. As imagens podem ser feitas por celular ou câmeras fotográficas. Além de anexar a imagem, é importante informar o nome completo, endereço, local do registro da foto e telefone para contato.

“A proposta do Conselho com o concurso de fotografias é reforçar com a população, especialmente entre as crianças e adolescentes, a atenção ao meio ambiente, em especial ao dia da árvore, comemorado em 21 de setembro. Por isso escolhemos esta data para iniciar o projeto”, explicou o presidente do Comdema, Murilo Olyntho Machado.

O concurso, de cunho educativo, tem o propósito de valorizar a arborização do município e incentivar o olhar fotográfico amador, de forma a perceberem a beleza e importância das árvores com fotos que elucidam o tema e que tenham como objeto: árvore e paisagem, árvore e meio urbano, árvore e suas estruturas, árvores e interação com a fauna, plantio de árvores, seja na área urbana ou rural do município. Portanto, as imagens precisam ser obrigatoriamente de árvores de Lençóis Paulista, sem uso de recursos de edição que alterem as características naturais dos elementos registrados.

“Acredito que o concurso fortalece o trabalho da Secretaria. Nos últimos anos ampliamos significamente o plantio nas áreas urbanas. Agora fica o convite para as crianças e adolescentes olharem para essas árvores e entenderem sua importância no contexto da preservação”, avalia o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.

“Mais uma iniciativa que ajuda a despertar nas crianças e adolescentes a consciência de preservação e, ao mesmo tempo, é um incentivo para que conheçam mais a natureza, ainda que do bairro e da cidade onde vivem, mas com um olhar artístico. Acredito que o concurso acrescenta muito às ações de educação ambiental e vamos orientar e incentivar a participação dos estudantes da rede municipal”, destaca o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

A seleção das fotos será realizada por membros do Comdema e da Comissão Municipal de Educação Ambiental. O resultado deve ser divulgado no início de novembro. As fotos selecionadas poderão ainda compor uma exposição a ser programada em momento oportuno. A participação e engajamento dos alunos é muito importante.