Você esta em: Home / Notícias / Secretários e servidores participaram de reunião sobre o Projeto Lençóis Paulista 200 Anos
10/10/2023 10h56

O prefeito Anderson Prado realizou dia 29 de setembro, uma reunião no plenário da Câmara Municipal com os secretários e outros servidores municipais para apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável “Lençóis Paulista 200 Anos”. Conduziram a reunião também o conselheiro para negócios, Pedro Stefanini, que é o presidente da Comissão de Acompanhamento e Gestão do Projeto, e o José Roberto dos Santos, que é diretor da empresa Geo Brasilis que venceu a licitação e vai realizar o Plano. Também participaram do encontro os vereadores Renato da Silva Gois, o Papa Gois e Andreia Bernardo Zaratini Martinelli.

“Lençóis Paulista 200 Anos é um plano audacioso, histórico porque nunca sequer foi analisado antes, e promissor porque é um diálogo que estamos abrindo com as futuras gerações que, ainda, sequer nasceram. Quero agradecer ao Pedro Stefanini que aceitou voluntariamente essa missão de comandar esse processo. Quero agradecer e dizer que todos vocês que estão aqui hoje fazem parte de um momento histórico e eu não aceito menos do que a dedicação total de vocês a esse projeto que vai mudar a vida de milhares de pessoas, inclusive as suas que moram aqui, de seus filhos e netos. Que Deus proteja e abençoe. Sempre”, destacou o prefeito Anderson Prado.

“Esse projeto é um projeto encantador. Esse projeto que nós vamos construir com a ajuda de vocês e algumas outras pessoas na cidade que serão chamadas a colaborar é encantador, pois ele permite que nossa cidade cresça sem as dores do crescimento. Crescer parece simples, mas não é. Quem tem filho sabe do que estou falando. O projeto que vai ser feito, que olha para a cidade daqui a 35 anos, tem por objetivo dar ferramentas para que o futuro poder público tenha algo consistente para seguir o caminho correto”, declarou Pedro Stefanini, que vai comandar o desenvolvimento do projeto.

Como já citado em reportagem anterior, Pedro Stefanini é conselheiro para negócios, com experiência de 40 anos dedicados ao mundo corporativo, principalmente no setor de celulose e papel nas áreas de gestão de produção, processos, produtos, meio ambiente e projetos, ocupando posições de alta gestão, tendo exercido a função de gerente de Processo, Qualidade e Meio Ambiente, Gerente Industrial, e Diretor Geral na Lwarcel Celulose. A partir de 2018, passou a função de Diretor Geral na Bracell Celulose, quando a Lwarcel foi adquirida pela RGE (Royal Golden Eagle). Em 2022, após importante contribuição para a realização do projeto Star, deixou a Bracell Celulose para se dedicar como consultor de empresas.

Após a explanação do prefeito e de Stefanini, o diretor da Geo Brasilis, José Roberto dos Santos fez uma breve apresentação da empresa para os diretores, secretários e demais servidores que direta ou indiretamente vão colaborar com o projeto. A Geo Brasilis, empresa que venceu o processo licitatório, é sediada em São Paulo, capital, e conta com uma ampla equipe técnica e elevada experiência em diversas áreas de atuação. A companhia já trabalhou na elaboração do Plano Metropolitano da Baixada Santista, Plano da Hidrovia Tietê-Paraná, Agenda 21 Piracicaba, entre outros projetos.

LENÇÓIS PAULISTA 200 ANOS

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável intitulado “Lençóis Paulista 200 Anos (1858 – 2058) – Um programa de governo para os próximos 35 anos”, norteia as ações para o crescimento sustentável da cidade pelas próximas três décadas, do ponto de vista da governança municipal, iniciativa que já foi adotada por cidades do estado de São Paulo e também de outros estados brasileiros.

O produto final será um relatório e orientação para o desenvolvimento de programas e projetos (inclusive de engenharia) para serem executados a longo prazo, distribuídas por cinco eixos: Cidade Atrativa, Cidade Acolhedora, Cidade Sustentável, Cidade Inteligente e Cidade Estruturada.

O plano está dividido em seis etapas e a elaboração deve ser concluída em até um ano pela Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento LTDA. A construção do pacto coletivo deve contemplar metas de curto, médio e longo prazos, tendo a participação ativa da administração pública, iniciativa privada e sociedade civil. Além disso, serão definidas formas de aprimoramento e continuidade das políticas públicas, planos e projetos, visando um município inclusivo, integrado e conectado na sustentabilidade ambiental.

Confira os participantes da reunião:

Representante Sociedade Civil

Pedro Wilson Stefanini

Gabinete do Prefeito

Anderson Prado de LimaDaiseliza Oliver CarneiroEliane Mara Boso dos Santos

Secretaria de Administração

Taisa Aparecida Toledo PlacaJorge Alexandre Langona

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Edéria Pereira Gomes AzevedoHelton Damacena de SouzaFabio José Esquicero

Secretaria de Assistência Social

Ney GóesSilvia Andreia Gonçalves Mendes Morelli

Secretaria de Convênios e Captação de Recursos