Você esta em: Home / Notícias / SETUR apresenta Plano Diretor de Turismo 2023
05/10/2023 14h37

SETUR apresenta Plano Diretor de Turismo 2023

Evento reuniu representantes de diversos segmentos

A Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo apresentaram o novo Plano Diretor de Turismo 2023, que vai nortear as ações e políticas para o segmento para os próximos três anos. O documento foi elaborado após as reuniões do COMTUR do último ano e da Oficina de Planejamento Participativo, realizada em maio. O Plano será enviado para aprovação da Câmara Municipal.

O evento de apresentação do Plano Diretor teve a participação da secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, do presidente do COMTUR, Hilton Rodrigues Alves Júnior, membros do Conselho, do presidente da Acilpa, Toni Anderson Diegoli, artesãos, servidores públicos e pessoas ligadas ao setor. O vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, representou o prefeito Anderson Prado.

Em nome do governo municipal, Manezinho destacou o crescimento do Turismo do local através das políticas implantadas pela Secretaria.

O Plano Diretor de Turismo é um estudo elaborado pela Secretaria de Turismo com o objetivo de planejar o turismo e colaborar com o desenvolvimento da atividade no município nos próximos 3 anos. O estudo tem como finalidade a definição de diretrizes para o fomento do turismo local, contando com a participação do COMTUR, da cadeia produtiva do turismo e demais interessados no desenvolvimento da atividade.

O presidente do COMTUR lembrou a importância da participação da comunidade, principalmente dos setores envolvidos, para a elaboração do Plano Diretor. “O resultado do que foi discutido e sugerido durantes as Oficinas de Planejamento nós veremos apresentado aqui hoje no Plano Diretor, muito bem desenhado e delineado”, disse.

Ao detalhar o Plano Diretor de Turismo 2023, a Secretária de Turismo falou sobre o trabalho desenvolvido pela Pasta, principais projetos em desenvolvimento, inclusive de infraestrutura, como Jardim Botânico, Orquidário e o Centro de Educação Ambiental, entre outras ações que têm contribuído para a construção de um ambiente favorável para desenvolvimento da atividade. o turismo e também apresentou o cumprimento de metas relativo ao Plano Diretor de Turismo 2020. Durante o evento, foi apresentado o nível de execução dos programas e projetos do Plano Diretor de Turismo 2020, assim como a metodologia empregada na elaboração do novo Plano, sua estrutura, estudos realizados e a concepção dos programas e projetos previstos para implementação nos próximos três anos.

A Secretária de Turismo destacou que o Plano de Turismo é um instrumento imprescindível para o desenvolvimento do turismo local. “Ele não apenas delineia estratégias para atrair visitantes, mas também estabelece as bases para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da atividade, que beneficie tanto os visitantes quanto a comunidade local”.