Você esta em: Home / Notícias / Semana da Pessoa Idosa terá programação especial com palestras, atividades de recreação, caminhada, sorteio de brindes e concurso Miss e Mister Melhor Idade
21/09/2023 16h21

Abertura será realizada no Teatro Adélia Lorenzetti, na segunda (24), às 19h

Para comemorar pelo Dia Nacional da Pessoa Idosa (1º de Outubro), o Conselho Municipal do Idoso (CMILP) realiza uma programação especial, com palestras, atividades físicas e de recreação, apresentação cultural e o tradicional Concurso Miss e Mister Melhor Idade. Neste formato, é a primeira vez que um evento voltado às pessoas com mais de 60 anos é realizado. O evento que conta com o apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, vai mobilizar equipes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esportes, Cultura e Educação. As atividades serão realizadas entre os dias 25 e 30 de Setembro (confira a programação abaixo) nos espaços públicos de Lençóis Paulista. A cerimônia de abertura da Semana será realizada no dia 25 de Setembro (segunda), às 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. O Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a Orquestra de Câmara da Casa da Cultura também se apresentam na cerimônia de abertura do evento. Após o pronunciamento das autoridades, tem início o concurso Miss e Mister Melhor Idade de Lençóis Paulista. O evento tem por objetivo integrar, confraternizar, socializar, valorizar e conscientizar as pessoas idosas do município, assim como seus familiares/cuidadores, profissionais que atendem essa população em todas as áreas e a sociedade como um todo”, pontuou o presidente do Conselho, Guilherme Leutwiler Gabas.

Segundo levantamento do Conselho, Lençóis Paulista conta atualmente com 11.864 pessoas idosas, o que corresponde a aproximadamente 17,1% da população. “Vamos celebrar o dia Nacional da pessoa idosa, mobilizando também o Poder Público, por meio das Secretarias das áreas envolvidas com o atendimento dessa população. As entidades que cuidam de pessoas idosas também serão convidadas para participar de ações específicas”, completa o presidente.

Programação

25/09 (segunda-feira) 19h | Cerimônia de abertura, Concurso Miss/Melhor Idade | Teatro Municipal Adélia Lorenzetti

26/9 (terça-feira)

8h30 às 11h30 | Ações da Secretaria de Saúde | Parque do Povo Realização de orientações, exames e avaliações (vacinação, combate diabetes/hipertensão, capacidade funcional/exercícios/atividade física, atividades de vida diária, prevenção de quedas, orientações nutricionais, orientações odontológicas/prótese/câncer bucal, envelhecimento saudável/capacidade cognitiva

13h30 às 16h30 | Ações da Secretaria de Esportes e Recreação | Ginásio Tonicão Demonstração/vivência de modalidades esportivas e jogos (vôlei adaptado, dança, jogos de tabuleiro e baralho e tênis de mesa)

27/9 (quarta-feira)

8h30 às 11h30 | Ações da Secretaria de Assistência Social | Centro de Convivência do Idoso (Cecap)Demonstração/vivência das atividades (Yoga, lian gong, dança, bordado/artesanato e socialização)

15h30 às 17h00 | Ações da Secretaria de Educação | Escola Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama) Palestra sobre envelhecimento

13h30 às 16h30 | Ações da Secretaria de Cultura | Centro de Convivência do Idoso (Cecap)Demonstração/vivência das atividades (exposição de arte, dança (tango), roda de conversa e contação de causos

28/9 (quinta-feira)

8h30 às 11h30 | Palestra: Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa | Centro de Convivência do Idoso (Cecap) com o professor doutor Wilson Pedro (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR)

Programação8h30 – Palestra9h45 às 10h15 – Intervalo 10h15 – Apresentação teatral “As Doze Badaladas” com o Grupo Mandrágora 11h30 – Encerramento

13h30 às 16h30 | Minicurso Violência contra a Pessoa Idosa | Rotary Clube com o professor doutor Wilson Pedro (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR)

Programação13h30 – Abertura – apresentação do Fluxo contra a Violência à Pessoa Idosa de Lençóis Paulista (Comitê)14h – Início do minicurso15h30 às 15h50 – Intervalo17h00 – Encerramento

29/9 (sexta-feira)

8h30 às 11h30 | Palestra: Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida | Centro de Convivência do Idoso (Cecap), com o professor doutor Anderson Zago (UNESP)Programação 8h30 – Palestra9h45 às 10h25 – Intervalo 10h30 – Dinâmica intergeracional11h30 – Finalização

13h30 às 16h30 | Minicurso: Fragilidade no Envelhecimento | Rotary Clube, com o professor doutor Anderson Zago (UNESP)

Programação 13h30 – Apresentação do serviço Centro Dia do Idoso (CDI)14h00 – Início do minicurso15h30 às 15h50 – Intervalo 17h00 – Finalização

30/9 (sábado)

8h30 às 11h30 | EncerramentoProgramação Caminhada da sede do Conselho Municipal do Idoso (Avenida Padre Salústio) ao Centro de Convivência do Idoso (Cecap), sorteio de prêmios e apresentação da Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão.