Você esta em: Home / Notícias / No mês da árvore, SAMA intensifica ações educativas
20/09/2023 14h53

No mês da árvore, SAMA intensifica ações educativas

Ações educativas de setembro incluem preservação da vegetação nativa e mata ciliar

O dia 21 de setembro é o dia da árvore, e durante todo este mês a SAMA realiza ações em prol da manutenção e recuperação da mata ciliar, que também é temática deste mês, conforme previsto na Lei Municipal nº 3976/2009 que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente.

Durante todo o mês de setembro, os alunos do ensino fundamental II estão realizando visitas na Estação de Tratamento de Esgotos do SAAE e especialmente no dia 21, será realizado o plantio simbólico de uma árvore da espécie Ipê-branco (Tabebuia roseoalba), nas dependências da Estação Elevatória. Alunos do Colégio São José também já visitaram o Centro de Educação Ambiental no Parque do Povo, na qual, dentre os assuntos, foi abordado a importância das árvores para o meio ambiente, qualidade de vida e saúde da população.

No dia 27 de setembro, está programada uma visita ao Viveiro Municipal de mudas "João Romano" com alunos da Escola Estadual "Vera Braga Franco Giacomini", e no dia 28 de setembro, haverá um plantio de mudas de Pata-de-vaca (Bauhinia forticata) no canteiro central da Avenida Osaka, além de palestras para colaboradores da empresa JM Empilhadeiras, que também participarão do plantio. A rede municipal de ensino será convidada a promover atividades relacionadas ao tema do dia da árvore.

Lençóis Paulista tem relevância na temática arborização com destaque para os pomares comunitários em diversas áreas verdes em quase todas as regiões da cidade. Especialmente as árvores frutíferas dos pomares beneficiam a coletividade, a biodiversidade de flora e fauna e a ecologia urbana de modo geral, mantendo o ecossistema urbano em equilíbrio. Além de beneficiar o meio ambiente com maior cobertura vegetal, as árvores são essenciais para a qualidade de vida, bem-estar e saúde da população. O plantio em calçamento depende de planejamento do espaço, incentivo ao plantio de nativas, dentre outras orientações. Plante a sua árvore!