Você esta em: Home / Notícias / Saúde se mobiliza pela conscientização durante o Setembro Amarelo
14/09/2023 10h58

Saúde se mobiliza pela conscientização durante o Setembro Amarelo

Decoração nas unidades lembra da importância de cuidar também da saúde mental

As equipes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e da rede de Atenção Básica estão mobilizadas em levar informação sobre os cuidados com a saúde mental durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização contra o Suicídio.

O mês de setembro começou com a capacitação para prevenção de suicídio para auxiliares, técnicos e enfermeiros da Atenção Básica pela equipe do CAPS. As unidades estão todas enfeitadas com mensagens alusivas à campanha e orientando as pessoas que estão passando por alguma dificuldade de cunho emocional para procurar ajuda. Inclusive, o tema da campanha este ano é: Se precisar, peça ajuda!

A equipe do CAPS também está programando uma caminhada, que deve ocorrer no final do mês, para encerrar as atividades.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.