Você esta em: Home / Notícias / SEDECON e SENAI realizam o Workshop “Trabalho em Foco”
12/09/2023 09h00

SEDECON e SENAI realizam o Workshop “Trabalho em Foco”

Adolescentes aprenderam sobre o perfil econômico de Lençóis Paulista

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDECON) e o Senai promoveram o workshop gratuito “Trabalho em Foco”. O evento, realizado na terça-feira 5, é voltado a jovens e adolescentes que estão concluindo o ensino médio, como forma de apresentar a este público o perfil econômico de Lençóis Paulista e as possibilidades de profissionalização.

O workshop aconteceu no auditório do Senai. Os estudantes participaram de palestras com profissionais de diversas áreas, que relataram suas experiências profissionais, bate-papos, e visitação aos estandes das instituições que ofertam cursos gratuitos em Lençóis Paulista: SEDECON, UNIVESP, ETEC e SENAI.

“Esse projeto nasceu dentro da Secretaria com objetivo de demonstrar aos jovens alguns aspectos econômicos da nossa cidade e por isso estamos aqui hoje, a equipe da Sedecon e a equipe do Senai.Eu quero aproveitar essa oportunidade para dizer para vocês que Lençóis criou, nos sete primeiros meses de 2023, 3.100 vagas de emprego. São vagas efetivas. E esses 3 mil totalizam 30 mil pessoas com carteira assinada. Isso nos transforma, no Estado de São Paulo, com mais de 600 municípios, na 17ª cidade em criação de empregos. No país, com seus mais de 5 mil municípios, nós somos a 58ª, ou seja, apenas 57 cidades do Brasil estão a nossa frente. Nós temos diversificação nos setores de produção: agro forte, indústria forte, variedade de serviços e comércio. E nosso trabalho diário é orientar as pessoas, principalmente os jovens, como estar preparados para esse mercado diversificado”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari.

Já o coordenador pedagógico do Senai, José Carlos Araújo, explicou como os cursos oferecidos pela escola preparam para o mercado de trabalho, de acordo com o perfil e necessidade da cidade. “Existe uma grande conversa entre as indústrias, e nós atendemos a necessidade da indústria. Mas nós também fornecemos capacitação aqui para quem deseja trabalhar no comércio, nos bancos, nós temos cursos aqui que abrangem todas as necessidades da cidade. Tenham a mente aberta em relação a isso”, destacou.

Com o apoio da rádio Ventura FM, o evento foi conduzido pela apresentadora e radialista Alessandra Libanório, que intermediou também a roda de conversa entre os profissionais e alunos presentes.

Foram convidados como palestrantes Glauco Zeferino, sócio e diretor da Rodas Lençóis, o professor universitário e pesquisador em projetos da Petrobrás, Clayton Pereira, Filipe Lucena, que é gerente de vendas, graduado em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba, e Yeda Duarte, cirurgiã dentista, empresária e professora.