Você esta em: Home / Notícias / Lençóis fica em terceiro lugar no ranking Connected Smart Cities
06/09/2023 16h05

Lençóis fica em terceiro lugar no ranking Connected Smart Cities

Lençóis Paulista está entre as cidades mais inteligentes do País. Na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, o município aparece na terceira colocação entre as cidades entre 50 e 100 mil habitantes, atrás apenas de Jaguariúna (SP) e Pato Branco (PR). No ranking geral, está na 42ª colocação, avançando 37 posições em relação a 2022, quando figurou na 79ª posição.

O ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do País é resultado de um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

“As avaliações, os ranking de instituições nacionais e internacionais confirmam que Lençóis Paulista é um dos melhores municípios brasileiros para se viver. Estamos muito felizes por nos destacarmos como uma das melhores cidades do país em desenvolvimento sustentável, ocupando a 16ª posição no ranking da ONU, além da avaliação do índice de Governança Municipal, em que aparecemos em segundo lugar. Tudo isso é resultado e reflexo das políticas públicas que buscam sempre a justiça social e o desenvolvimento econômico de forma sustentável. É uma satisfação poder comemorar mais esta conquista”, avalia o prefeito Anderson Prado.

METODOLOGIA

Para elaboração do ranking foram mais de 900 projetos e 800 cidades analisadas, 11 eixos temáticos (Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança) e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios.

Lençóis aparece entre os 100 municípios melhores avaliados em quatro eixos: Urbanismo (21º), Meio Ambiente (7º), Educação (31º) e Economia (55º). No eixo Energia o estudo não realiza o rankeamento, pois mais da metade dos indicadores idealizados para este eixo estão concentrados na produção de Energia por meios diversificados (Eólica, Fotovoltaica e Biomassa).