Você esta em: Home / Notícias / Com apresentação da Orquestra de Cordas, BMOL retoma atendimento ao público
05/09/2023 14h43

Com apresentação da Orquestra de Cordas, BMOL retoma atendimento ao público

Vista da área interna da BMOL; atendimento ao público será retomado nesta quarta, 6, após a conclusão das obras de reforma

As obras de reforma e revitalização da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa estão concluídas e a BMOL, retoma a partir de amanhã, quarta-feira, 6, o atendimento ao público. A Secretaria de Cultura realiza um ato para marcar a entrega das obras e a reabertura da BMOL nesta terça (5), às 19h, com apresentação da Orquestra de Cordas da Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian. Além da instalação de piso tátil, barras de segurança nas escadas, os banheiros foram refeitos e o bebedouro receberam dispositivos de acessibilidade. Com as obras concluídas, todas as dependências contam com esses dispositivos. O totem na entrada da biblioteca também foi substituído. O jardim no acesso principal da BMOL foi revitalizado. No pavimento superior, o atendimento da área de conveniência (café) também será retomado para atender os usuários.

Na área externa, o artista plástico Décio de Souza recuperou a pintura de identificação da BMOL. A área que abriga o Museu Literário Padre João Amâncio da Costa Novaes também foi reformada. Além da troca de todo o telhado, foram instaladas calhas e novos pisos do pavimento superior para sanar o problema de infiltração existente desde a ampliação da biblioteca. As dependências internas e externas ganharam nova pintura. Na área interna, o sistema de monitoramento foi substituído. As instalações elétricas e hidráulicas também passaram por revisão. Na área externa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou obras de revitalização do espaço. Os investimentos para a execução das obras, adequações e serviços somam mais de R$ 550 mil, com recursos do orçamento do Governo Municipal. Além das obras, a equipe da biblioteca passou por treinamento para aprimorar o atendimento aos usuários.

Patrimônio cultural e histórico de Lençóis Paulista, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa possui atualmente mais de 160 mil livros tombados e registrados em seu acervo. Considerada uma das maiores bibliotecas públicas, referência na região e no Estado de São Paulo, a BMOL, desenvolve várias ações e projetos voltados para o fomento cultural, possibilitando o acesso de seu vasto acervo aos lençoenses como a Feira de Troca de Livros e Gibis, Geladeirotecas e conteúdos da Biblioteca Digital. A BMOL também é um ponto de encontro de jovens, um local de estudos e de lazer ao mesmo tempo. Além de leituras, estudo, os jovens podem jogar xadrez no local. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e as Bibliotecas Ramais também integram a rede de atendimento da BMOL.

120 anos de nascimento de Orígenes Lessa

“Comemoramos em 2023, os cento e vinte anos de nascimento de Orígenes Lessa, patrono da BMOL. Nada melhor do que a entrega de reforma de uma das melhores bibliotecas públicas da América Latina para marcar essa data. A grandiosidade da BMOL é fruto do trabalho de seu patrono, que desenvolveu várias campanhas para expandir o acervo da biblioteca. Hoje, a BMOL a biblioteca que leva seu nome, é um tesouro nacional. Os recursos investidos nas obras vão possibilitar a conservação desse acervo, recebendo cuidados técnicos, estará disponível aos usuários. Recentemente concluímos as obras de reforma do MAC e agora, estamos entregando as obras da BMOL. Seguimos oferecendo uma agenda cultural diversificada, cursos gratuitos que atendem anualmente mais de 1700 crianças, jovens e adultos, e executando obras de melhorias nos equipamentos culturais”, pontuou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Serviço:

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue 14 3263-6522.