Você esta em: Home / Notícias / Museu Alexandre Chitto volta a receber público
04/09/2023 09h36

Museu Alexandre Chitto volta a receber público

Na foto, o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha com Meire Chitto, filha do patrono e historiador Alexandre Chitto, fundador do Museu

Após as obras de reforma, o Museu Alexandre Chitto retomou suas atividades na quarta-feira, 30. A filha do historiador e jornalista Alexandre Chitto, Meire Chitto, participou do ato para a entrega das obras do espaço. O MAC que completou em 2023, trinta e cinco anos de fundação, recebeu várias melhorias e obras, contemplando a execução de pintura interna e externa, troca das portas, serviços para aterramento, troca do piso da sala de exposição e substituição de todas as lâmpadas por iluminação de LED. Os recursos foram investidos por meio do orçamento da Secretaria de Cultura.

“Agradeço a presença da Meire, filha do jornalista e fundador do Museu, Alexandre Chitto. Esta é uma noite especial. Realizamos uma reforma completa, inclusive, recuperamos todo o piso que estava em processo de deterioração, realizamos pintura dos ambientes internos e externos, ou seja, em todos os seus ambientes. Essas obras e intervenções foram feitas para preservar o acervo que o espaço abriga hoje. O MAC é um patrimônio cultural e histórico e orgulho para Lençóis Paulista. Lençóis hoje, sem dúvidas, é o município que mais investe e realiza eventos no segmento cultural em sua região. Temos uma agenda cultural diversificada, além dos cursos gratuitos oferecidos na Casa da Cultura. As obras e intervenções fazem parte do escopo do trabalho voltado a valorização da cultura e da história de Lençóis Paulista”, explicou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha. Além das apresentações do Coral Infantil e do Quinteto Só-pra Lençóis, ambos da Casa da Cultura, Meire Chitto recebeu uma homenagem entregue pelo secretário de Cultura.

O Museu

Inaugurado pelo seu patrono, o jornalista e historiador Alexandre Chitto no dia 23 de abril de 1988, o museu funcionava no prédio da antiga Destilaria Central de Lençóis permanecendo nesse espaço até o dia 28 de Abril de 1996, quando foi instalado na esquina da Avenida 25 de Janeiro com a Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins. Vale lembrar que prédio que hoje abriga o MAC foi sede do Poder Executivo e também abrigou a Casa da Cultura posteriormente. O Museu Alexandre Chitto possui um acervo diversificado, composto por objetos pessoais, domésticos, mobiliário, arte visual, religiosa, folclore, instrumentos musicais, objetos indígenas, mineralogia, filatelia, numismática (moedas, medalhas, condecorações), implementos agrícolas, maquinaria, armamentos, tropeirismo, fotografias, mapas, livros, jornais antigos e fauna, entre outros, totalizando mais de 3.500 peças.

Visitas

Com a reabertura, a Secretaria de Cultura vai retomar as atividades do espaço como visitas, projetos e apresentações culturais. O Museu funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h, e das 12h às 16h30. Para visitas em grupos e de escolas, é preciso efetuar agendamento pelo telefone (14) 3264 1442.