Você esta em: Home / Notícias / Saúde realiza Semana de Combate aos Escorpiões com alunos da Rede Municipal
01/09/2023 14h11

Saúde realiza Semana de Combate aos Escorpiões com alunos da Rede Municipal

Proposta é que crianças sejam multiplicadoras das informações

As equipes de agentes comunitários de saúde realizam a Semana de Combate aos Escorpiões entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Durante este período, os ACSs visitam as escolas da rede municipal, realizando a distribuição de material informativo e também orientando para que as crianças sejam multiplicadoras dessas informações em casa e ajudem a fiscalizar os locais onde estes animais podem se proliferar.

A Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Zoonoses, intensificou as campanhas de combate após um aumento no registro de casos de ocorrência desses animais peçonhentos em diversas regiões da cidade.

Para evitar a proliferação de escorpiões e de outros insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti e o mosquito palha, a orientação é prezar pela limpeza dos quintais e terrenos vazios.

É fundamental manter os imóveis limpos, evitando a todo custo o acúmulo de tijolos, telhas, restos de construção e madeiras nos quintais, habitat preferencial dos escorpiões. Por serem pequenos, de hábitos noturnos e que tem como principal alimentação os insetos, eles são muito comuns também em frestas de paredes, muros ‘mal rebocados’ e forros, geralmente locais úmidos e com pouca claridade.