Você esta em: Home / Notícias / Projeto levará 18 estudantes e 2 professores da rede municipal de Lençóis Paulista e Macatuba para intercâmbio em Portugal em novembro
24/08/2023 10h27

Estudantes de Lençóis e Macatuba por mais um ano farão intercâmbio em Portugal

Vivenciar um outro lado da História do Brasil, viajando além-mar e descobrindo in loco as similaridades e diferenças entre as culturas de Brasil e Portugal durante 10 dias. Essa experiência será vivida por 18 estudantes e dois professores de escolas públicas municipais de Lençóis Paulista e Macatuba (SP) que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. Os nomes dos intercambistas que embarcarão em novembro foram conhecidos na noite de quarta-feira, dia 16, durante evento realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. O evento marcou também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.

A cerimônia de lançamento teve a participação de diversas autoridades de Lençóis e Macatuba, entre elas o prefeito Anderson Prado, o secretário municipal de Educação, Railson Rodrigues, e o vereador e líder do governo na Câmara, Glauco Temer Feres, da analista de Responsabilidade Social da Lwart Soluções Ambientais, Débora Gonçalves, do coordenador geral do projeto Era uma Vez Brasil, Guilherme Parreira, do professor Pedro Luiz Padovini, representa a Diretoria Regional de Ensino de Bauru, Adriana Rosseto da Silva, Dirigente Regional de Ensino de Jaú, além do prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, e da coordenadora de Cultura, Elaine Cristina Ferreira de Souza. Também marcaram presença os alunos participantes do projeto, seus familiares e professores.

O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez…Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

Desde março, a iniciativa desenvolve uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em 2023, a iniciativa alcançou a marca de 737 alunos inscritos e mobilizou 21 professores de História de 13 escolas que também participam do projeto, em Lençóis Paulista e Macatuba.

Nas duas cidades, o projeto conta com o patrocínio da Lwart Soluções Ambientais, além de parceria das Prefeituras Municipais das duas cidades e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

VIAJANTES

Entre os intercambistas anunciados estão os professores Geise Targa de Souza, de Lençóis Paulista, da EE Prof. Antonieta Malatrasi, e Vânia Cronca Pinha Almeida, da EE Fernando Valez. Os estudantes de Lençóis Paulista são Ana Clara Milani Damião (EMEF. Prof. Guiomar Borcat), Pedro de Paula Oliveira (EMEF. Prof. Guiomar Borcat); Beatriz Kelly dos Santos (EMEF. Prof. Guiomar Borcat); Jhonatan Brayan dos Santos Viana (EMEF. Prof. Guiomar Borcat); Julia dos Santos Barbosa (EE Rubens Pietraróia); Maria Eduarda Albano Nunes (EMEF. Prof. Idalina C. de Barros); Efraim Gabriel Bartolomeu Nunes (EMEF. Prof. Idalina C. de Barros); Maria Eduarda Ferreira (EMEF. Prof. Idalina C. de Barros); João Gabriel Oliveira Santos (EE. PROF. Idalina C. Barros); Pedro Henrique de Oliveira (EMEF. Prof. Lina Bosi Canova); Ana Júlia Pereira da Silva Leal (EMEF. Prof. Lina Bosi Canova); Marcos Vinícius Professor (EE. Prof. Antonieta Malatrasi); Othavio Henrique Vaz (Vera Braga) e Clevert Regis Blanco Junior (Vera Braga). Já de Macatuba, os estudantes são Débora Hedlni Moura (EE DR. Osmar F. da Conceição), Julia do Santos Ferreira (EE Fernando Valezi); Rafael Oliveira dos Santos Braz (EE Fernando Valezi) e Fernanda Vitória Barbirato (EE. Prof. Fanny A. Maciel).

Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando e trocando experiências culturais. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2023 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.

No total, o projeto levará 120 estudantes e professores brasileiros de quatro estados e 11 cidades. Além de Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo, o “Era Uma Vez.. Brasil” acontece em Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país.