Você esta em: Home / Notícias / Saúde alerta para nova variante da Covid 19 e reforça cuidados de prevenção
23/08/2023 08h49

Saúde alerta para nova variante da Covid-19 e reforça cuidados de prevenção

Manter a vacinação em dia ajuda na prevenção

A Secretaria de Saúde alerta para nova variante da Covid-19 e reforça os cuidados necessários para a prevenção, como manter a vacinação em dia e respeitar os protocolos sanitários, no caso das pessoas que apresentam sintomas gripais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 9 de agosto de 2023, emitiu comunicado sobre a novavariante EG.5, frente ao aumento de sua prevalência ao redor do mundo. Trata-se de nova subvariante do SARS-COV-2 cepa Ômicron, denominada EG.5, relatada pela primeira vez em 17 de fevereiro de 2023.

Por enquanto não houve aumento no número de casos registrados em Lençóis Paulista. Até esta terça-feira, 22, a Vigilância Epidemiológica contava cinco casos ativos. Entretanto, uma pessoa com mais de 60 anos foi internada em decorrência da doença.

“Sempre acompanhamos o surgimento de novas variantes com muita cautela. Recomendamos que as pessoas mantenham a vacinação contra Covid-19 em dia, pois esta é uma forma muito importante de proteção e de se evitar o contágio, e que respeitem os protocolos sanitários. Para quem estiver com sintomas gripais, deve passar a usar a máscara. Isso evita o contágio não apenas da Covid-19, mas de outras doenças que passam por meio do sistema respiratório, inclusive a H1N1”, lembra o secretário de Saúde, Ricardo Conti de Barbeiro.

O uso de máscara não é mais obrigatório, nem mesmo nos estabelecimentos de saúde. Entretanto, o uso é recomendado para as pessoas que buscam atendimento com sintomas gripais, como tosse, espirro e coriza. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica, recomenda a higienização das mãos com álcool 70% como forma de prevenção, ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes que acomodam muitas pessoas e isolamento dos casos confirmados de covid-19.

VACINAÇÃO

A vacina contra Covid-19 está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Em relação aos adultos (acima de 18 anos), é importante estar imunizado com a vacina bivalente contra a Covid 19, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Para receber esse reforço é necessário ter completado o esquema básico (de duas doses da monovalente) há pelo menos quatro meses.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista. O horário de vacinação pode ser conferido no link: https://bit.ly/HorariosparaVacinacaoLP

Para a vacinação, é necessário apresentar documento pessoal (RG ou CPF), Carteirinha de Vacinação da Covid 19 e Cartão Cidadão