Você esta em: Home / Notícias / Obras na 25 de Janeiro alteram data da reabertura do Museu Alexandre Chitto
22/08/2023 15h33

Obras na 25 de Janeiro alteram data da reabertura do Museu Alexandre Chitto

Fachada do MAC que completou35 anos de fundação; ato para entrega das obras de reforma foi alterado para o dia 30 de agosto, às 19h

Em virtude da execução de obras na Avenida 25 de Janeiro, o ato para a entrega das obras de reforma do Museu Alexandre Chitto (MAC), previsto para esta terça-feira (22), foi alterado e será realizada no dia 30 de Agosto (quarta-feira), às 19h.Considerado um dos espaços mais importantes para a preservação da história lençoense, o MAC, que completou 35 anos, recebeu várias melhorias e obras, contemplando a execução de pintura interna e externa, troca das portas, serviços para aterramento, troca do piso da sala de exposição e substituição de todas as lâmpadas por iluminação de LED. O Coral Infantil e o Quinteto de Sopros, ambos da Casa da Cultura, se apresentam durante o ato para a entrega das obras do espaço. Inaugurado pelo seu patrono, o jornalista e historiador Alexandre Chitto no dia 23 de abril de 1988, o museu funcionava no prédio da antiga Destilaria Central de Lençóis permanecendo nesse espaço até o dia 28 de Abril de 1996, quando foi instalado na esquina da Avenida 25 de Janeiro com a Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins. Vale lembrar que prédio que hoje abriga o MAC foi sede do Poder Executivo e também abrigou a Casa da Cultura posteriormente.

O Museu Alexandre Chitto possui um acervo diversificado, composto por objetos pessoais, domésticos, mobiliário, arte visual, religiosa, folclore, instrumentos musicais, objetos indígenas, mineralogia, filatelia, numismática (moedas, medalhas, condecorações), implementos agrícolas, maquinaria, armamentos, tropeirismo, fotografias, mapas, livros, jornais antigos e fauna, entre outros, totalizando mais de 3.500 peças. “O MAC é um patrimônio cultural e histórico de Lençóis Paulista. Para preservar seu acervo, executamos obras e melhorias em todos os seus ambientes. Estamos planejando várias atividades, projetos e ações. Além do MAC, a Secretaria de Cultura está executando obras para a reforma da BMOL. Essas intervenções e melhorias fazem parte do escopo do trabalho para a valorização da cultura e da história de Lençóis Paulista”, explicou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Visitas

Com a reabertura, a Secretaria de Cultura vai retomar as atividades do espaço como visitas, projetos e apresentações culturais. O Museu funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h, e das 12h às 16h30. Para visitas em grupos e de escolas, é preciso efetuar agendamento pelo telefone (14) 3264 1442.