Você esta em: Home / Notícias / Cultura celebra mês do Folclore com contação de histórias, viagem literária e reabertura do Museu Alexandre Chitto
17/08/2023 09h52

A Secretaria de Cultura promove entre os dias 18 e 25 de agosto, uma série de eventos para marcar o mês do Folclore. A reabertura do Museu Alexandre Chitto, no dia 22, é um dos destaques da programação.

Considerado um dos espaços mais importantes para a preservação da história lençoense, o Museu Alexandre Chitto (MAC), que completou 35 anos, recebeu várias melhorias e obras, contemplando a execução de pintura interna e externa, troca das portas, serviços para aterramento, troca do piso da sala de exposição e substituição de todas as lâmpadas por iluminação de LED.

A programação tem início no Espaço Cultural que recebe no dia 18, às 19h, a roda de contação de “causos” Prosas, Café e Viola. Nos dias 21, 23 e 25, o Espaço Cultural também a contação de estórias.

No dia 22, além da reabertura do MAC, às 19h, com apresentação do coral Infantil e do Quinteto de Sopros da Casa da Cultura, os alunos do Centro de Convivência Therezinha Aparecida Jesus Ribeiro Ramos (Vila Cruzeiro) participam da oficina e contação de estórias folclóricas.

No dia 24, às 9h e 14h, Lençóis recebe o Viagem Literária – Histórias que voam, com Cristino Wapichana, escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da cadeira no 146 da Academia de Letras dos Professores da cidade de São Paulo. Autor do livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY). Escritor brasileiro escolhido pela Seção Brasil para figurar na lista de honra do IBBY 2018, Prêmio FNLIJ 2017, nas categorias Criança e Melhor Ilustração, Prêmio Jabuti 2017, finalista do Prêmio Jabuti 2019, Selo White Revens da Biblioteca de Munique, Alemanha, em 2017. Recebeu a Medalha da Paz da Mahatma Gandhi em 2014 e seus livros foram selecionados para o clube de leitura da ONU 2021.

“O MAC é um patrimônio cultural e histórico de Lençóis Paulista. Para preservar seu acervo, executamos obras e melhorias em todos os seus ambientes. O será reaberto com várias atividades, projetos e ações. Além do MAC, a Secretaria de Cultura está executando obras para a reforma da BMOL. Essas intervenções e melhorias fazem parte do escopo do trabalho para a valorização da cultura e da história de Lençóis Paulista”, destacou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Programação

| 18/8 19h – Espaço Cultural Cidade do Livro Prosas, café e viola - roda de contação de “causos”, com Adriane Mathias, Sabrina Leme e Rodolfo Braga

| 21/08 10h e 14h30 – Espaço Cultural Cidade do Livro Contação de estórias com Adriane Mathias, Rosangela Danoel e participação de Maria Cecília

| 22/8 09h e 14h – Centro de Convivência Therezinha Aparecida Jesus Ribeiro Ramos (Vila Cruzeiro)Oficina e contação de estórias folclóricas com Rosangela Danoel19h – Reabertura do Museu Alexandre Chitto (Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575)Apresentação do Coral Infantil e Quinteto de Sopros da Casa da Cultura