Você esta em: Home / Notícias / Conselho da Mulher promove ações pelo Agosto Lilás
16/08/2023 11h22

Conselho da Mulher promove ações pelo Agosto Lilás

Integrantes do Conselho realizaram panfletagem no sábado

As integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher iniciaram as atividades do Agosto Lilás – Mês de Combate à Violência contra a Mulher – no sábado 12, com a distribuição de panfletos no centro comercial de Lençóis Paulista. O material distribuído aborda os tipos de violência e quais órgãos as mulheres podem recorrer, dentro do município, para quebrar este ciclo.

Além disso, o Conselho tem programado uma palestra com o tema Inteligência Emocional, no dia 29 de agosto, ministrada pela psicóloga Silmara Ferreira. O evento será no Espaço Cultural Cidade do Livro, às 19h30, e aberto para todas as pessoas que tiverem interesse. Ao final da palestra, haverá sorteio de brindes.

“A violência doméstica infelizmente é um tema muito presente nas pautas do Conselho. Nós avançamos muito na legislação, na rede de proteção às mulheres, mas é preciso trabalhar muito para quebrar este ciclo. Só para se ter uma ideia, em 2023 foram feitas 156 medidas protetivas em Lençóis Paulista. Acreditamos que a informação e o empoderamento são essenciais nesse sentido e temos desenvolvido nossas ações na busca desses objetivos. Este tema é trabalhado durante o ano todo, mas aproveitamos o Agosto Lilás para ampliar a informação”, avalia a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Lenci.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.