Você esta em: Home / Notícias / Agosto é mês de combate à poluição
10/08/2023 08h08

Agosto é mês de combate à poluição

Entre as ações educativas são realizadas visitas à ETE

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça as ações educativas neste mês, em comemoração ao Dia de Combate à Poluição. A data é celebrada em 14 de agosto tem ações previstas de acordo com a Lei Municipal nº3976/2009, que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente. Embora as atividades sejam reforçadas no mês de agosto, nesta é uma pauta que deve ser praticada todos os dias do ano, afinal, as ações humanas causam grande impacto e poluição ao meio ambiente em que vivemos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e Secretaria de Educação, iniciam o cronograma de visitação à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Lençóis Paulista. Por meio do programa "Água para a vida toda", que também faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental, os alunos dos sétimos anos da rede municipal participam deste momento educativo, no qual conhecem o sistema de coleta e tratamento de esgotos no município, imprescindível para se evitar a poluição e impacto no meio ambiente, sobretudo no rio Lençóis, que recebe a carga de efluentes pós-tratamento e de acordo com os padrões estabelecidos em Lei. As visitas começam no dia 10 de agosto e seguem até o dia 28 de setembro de 2023.

Outras ações também serão programadas, como palestras de prevenção às queimadas urbanas junto ao público escolar e comunidades, gestão adequada de resíduos sólidos com destaque para o programa "Coleta Certa", afinal praticar a coleta seletiva em casa e dispor corretamente nos contentores verdes (recicláveis), e azuis (não recicláveis), é o básico da educação ambiental de todo e qualquer cidadão. As escolas também seguem com campanhas de arrecadação de óleo de cozinha usado e pilhas e baterias para destinação correta. Promover a informação e a educação ambiental por meio das datas comemorativas é o grande objetivo das ações previstas.