Você esta em: Home / Notícias / Orquestra Boca do Sertão é regulamentada
09/08/2023 10h27

Orquestra Boca do Sertão é regulamentada

Integrantes da Orquestra durante apresentação no sábado, 30, no Circuito de Caminhada

O prefeito Anderson Prado sancionou a Lei 5.718, que cria e regulamenta a Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão. O projeto apresentado pelo Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal. Com a regulamentação, a Orquestra passa a ter uma diretoria, que será responsável por auxiliar o maestro na tomada de decisões administrativas e no desenvolvimento das atividades, agendamento de apresentações e realização de projetos do grupo que conta hoje, com 26 integrantes.

“Como monitor cultural de violão, percebi que os alunos simpatizavam e gostavam muito da música sertaneja Raiz. Queriam aprendê-las no curso de violão. Pensei, porque não, sem compromisso, formarmos um pequeno grupo de pessoas que ensaiassem e tocassem somente músicas sertanejas raiz, a conhecida música caipira. Então perguntei a todos os alunos da época, em maio de 2012, quem gostaria de participar. No dia 4 de junho, fizemos a reunião com os alunos interessados. Entre diversas ideias, foi sugerido que convidássemos também, para participar destes encontros, pessoas que participavam de duplas sertanejas, cantores e amigos próximos que gostavam também deste gênero musical”, explicou o professor Marcos Maganha, que está à frente da regência da orquestra desde o início de suas atividades em 2012.

“Esse é um passo importante na profissionalização da Orquestra de Viola e Vilão Boca do Sertão, assim como já é feito hoje com a Orquestra Municipal de Sopros, que são dois patrimônios culturais de nossa cidade. Com isso, promovemos a valorização do artista local e oferecemos mais condições para ele exercer sua arte. A Boca do Sertão é uma singularidade cultural, e como tal é necessária a sua constituição legal para a memória do povo brasileiro”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Neste período (11 anos), o grupo já realizou cerca de 250 apresentações, com destaque para a abertura da AGRIFAM, com a presença do então governador e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, apresentações no Revelando São Paulo, com o grupo representando Lençóis Paulista e a região do Médio Tietê. A última apresentação (2022) foi para um público estimado em 25 mil pessoas, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

A Orquestra também realizou em 2015, uma apresentação na Expo Bauru para aproximadamente 15 mil pessoas. Nesta apresentação, o show foi gravado e gerou a gravação de um CD do grupo. Em 2017, a Orquestra gravou algumas das principais músicas do sertanejo caipira do Brasil. O conteúdo está disponível na plataforma digital “Soundcloud” (https://m.soundcloud.com/orquestra-boca-do-sertao).

Os recursos recebidos serão utilizados para a compra de novos instrumentos como violas e violões elétricos, uniformes, estantes, entre outros itens. A diretoria da Orquestra será composta por Maria Regina Contente (presidente), Vinicius Malagi (vice-presidente), Roberto Pereira dos Santos (1º secretário) e Tereza Elizia Galassi Chiari (2º secretário).

“A regulamentação da Orquestra de Viola e Violão é um marco para a cultura de Lençóis Paulista. O grupo tem mostrado em suas apresentações, o talento da arte e do artista lençoense. Seu repertório mostra a riqueza da música brasileira. A Orquestra vai continuar recebendo todo apoio da Secretaria de Cultura e do Governo Municipal para o desenvolvimento de seu trabalho e de sua arte. Também foi aprovado a destinação de recursos do orçamento da Secretaria de Cultura, para a compra e aquisição de instrumentos e o desenvolvimento de ações e projetos do grupo. Um agradecimento aos vereadores que aprovaram a lei e em especial ao Prefeito Prado pelo apoio incondicional a cultura e pela preocupação com o artista lençoense”, explicou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Próximas apresentações

23/0819h15 – Centro de Convivência do Idoso “Deputado Ricardo Izar”Lançamento do Programa SERVPREV – Novos Caminhos

19h30 – Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade

20h – Show na Quermesse Nossa Senhora Aparecida (Vila Cruzeiro)