Você esta em: Home / Notícias / Reforma altera atendimento na UPA; a partir da segunda Feira, 7, unidade só deve ser procurada em casos de urgência e emergência
03/08/2023 16h15

Reforma altera atendimento na UPA; a partir da segunda-feira, 7, unidade só deve ser procurada em casos de urgência e emergência

Com reforma da UPA, recepção mudará de lugar

A partir da segunda-feira, 7 de agosto, a reforma e ampliação da UPA entra em uma nova etapa com a interligação da nova área que está sendo construída com a estrutura atual de atendimento. Por isso, a orientação da Secretaria de Saúde é que a UPA só seja procurada em casos de urgência e emergência. Para atendimentos de rotina, os pacientes devem procurar o posto de saúde de referência. Esta etapa da reforma deve se estender por pelo menos 90 dias.

“Nós estamos promovendo esta grande reforma e ampliação da UPA para garantir melhoria no atendimento aos pacientes e contamos com a compreensão e bom senso dos lençoenses. Aproveitamos esse momento para reeducar os pacientes para a saúde preventiva. Através do programa Saúde 10, todos os postos estão abertos até 22h durante a semana e também aos sábados. Atendimentos de rotina, como gripes, resfriados, viroses, devem ser feitos na unidade de referência. Uma pessoa que vem sentindo uma dor há meses, deve procurar a unidade de saúde do bairro para tratamento e não a UPA. Inclusive, os casos que não forem caracterizados como urgência, serão redirecionados para os postos”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

A REFORMA

O projeto de reforma e ampliação prevê a construção de uma nova recepção e de novos consultórios e salas de atendimento, que vão compor uma ala de atendimento psiquiátrico e uma ala de atendimento pediátrico.

A ampliação está sendo realizada na área anexa, localizada na rua Sete de Setembro, que era utilizada com outras finalidades, como estacionamento. A construção de novos consultórios, salas de atendimento e uma nova recepção vai proporcionar um remanejamento da estrutura atual, de forma mais adequada para atender os pacientes, de acordo com as necessidades.

A partir da segunda-feira começa a interligação da nova ala ampliada com a estrutura atual, através da incorporação de duas salas. Esta etapa deve se prolongar por 30 dias. Depois disso, a área onde hoje funcionam as salas de hidratação serão convertidas numa nova recepção, mais ampla e adequada à demanda. Esta etapa também deve durar 30 dias. Por último, o espaço onde hoje funciona a recepção será convertido em novas salas para atendimento. Esta etapa também tem duração prevista de 30 dias.

O custo total da obra foi de R$ 2.258.280,52, incluindo a elaboração do projeto de engenharia, contrapartida municipal e um aditivo para a construção de um abrigo específico para lixo hospitalar. O município recebeu R$ 1 milhão através de recurso do Governo do Estado.

“Essa reforma e ampliação reorganiza e ordena o atendimento. Não teremos mais pacientes esperando em corredores. O atendimento pediátrico e psiquiátrico já são realizados pela Unidade de Pronto Atendimento. Com a reforma e a ampliação, temos a possibilidade de separar esses atendimentos por alas. Principalmente na questão das crianças, é importante o isolamento do atendimento infantil”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.