Você esta em: Home / Notícias / Lençóis realiza 1ª Conferência de Segurança Alimentar
28/07/2023 09h42

Lençóis realiza 1ª Conferência de Segurança Alimentar

Conferência debate estratégias para combater a fome

Lençóis Paulista realizou nesta quinta-feira, 27, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema central “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O evento aconteceu na sede da OAB. A realização é do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), com apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Assistência Social.

O encontro reuniu diversas autoridades, representantes de entidades, do poder público e da iniciativa privada, além de profissionais da área. A mesa de honra foi composta pela presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Ana Luisa Jacon, pelo secretário de Assistência Social, Ney Góes (representando o prefeito Anderson Prado), do vereador e presidente da OAB Subseção de Lençóis Paulista, Glauco Temer Feres, como anfitrião do evento, do diretor técnico do CONSEA São Paulo, Marcelo Cunha, do empresário Bruno Dalpubel, representando a sociedade civil, e do vereador Rômulo Paulon Pegolo, representando o Legislativo. Depois da leitura e aprovação do regimento interno, a Conferência teve início com palestra da nutricionista Kelly Cristina de Moura Bombem, doutoranda do programa de enfermagem da Unesp e presidente do Comsea Boituva.

“Esse é um tema que depois da pandemia voltou com força e nós temos tentado, através de políticas públicas, ao menos minimizar isso. Quem acompanha a política de Assistência Social no município tem visto que nós temos uma preocupação muito grande com essa questão. Nós ampliamos as políticas de combate à fome através de iniciativas como o vale-gás, com a distribuição de 600 a 700 cotas por mês, porque a falta do gás de cozinha para preparar o alimento em casa era uma situação muito comum, e centralizamos e unificamos a distribuição de cestas básicas por meio de parceria com a Ação da Cidadania, democratizando e informatizando esse processo. Sabemos que ainda não é o suficiente, mas com a ajuda de vocês, dispostos a deliberar, propor medidas que venham incentivar a produção de alimentos e garantir que esses alimentos cheguem aos mais necessitados podemos fazer mais. Nós fizemos e estamos fazendo uma revolução social, com tudo que já implementado durante o governo do prefeito Anderson Prado e que continuaremos fazendo até o final do próximo ano, quando termina o mandato”, destacou o secretário de Assistência Social.

O objetivo das conferências municipais é debater e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

“Muito feliz por estar aqui hoje e pela grande adesão. O objetivo é falar sobre a erradicação da fome, desde a produção dos alimentos, até a distribuição. Que nós tenhamos boas propostas e que possamos colocá-las em prática em nosso município”, agradeceu a presidente do Consea Municipal, Ana Luisa Jacon.

“A alimentação é um direito garantido pelo artigo 6º da Constituição Federal, não só na questão de quantidade, mas também de qualidade nutricional. E é importante para a democracia, através da participação social, poder público, associações, iniciativa privada, garantir esse direito. Juntos somos mais fortes e podemos superar essa fase e garantir que não falte alimento a ninguém”, completou o vereador Glauco Temer Feres, anfitrião do evento.

“É uma imensa honra e prazer estar aqui na OAB. Nós nos sentimos anfitriões e muito felizes em poder estar aqui, representando o poder Legislativo. Alimentação é tudo em nossa vida. Essa primeira conferência é muito importante e esse trabalho tem que ser divulgado. E espero poder contribuir também”, concluiu o vereador Rômulo Paulon Pegolo.