Você esta em: Home / Notícias / Campanha "Coletar para Transformar" visa arrecadar óleo de cozinha usado
24/07/2023 08h56

Campanha "Coletar para Transformar" visa arrecadar óleo de cozinha usado

Escolas recebem óleo de cozinha usado

Durante o mês de junho, quando é comemorado o mês do Meio Ambiente, foi intensificada a campanha para arrecadação do óleo de cozinha usado para a destinação correta e reciclagem. A campanha é promovida pela empresa ADN, conforme chamamento público nº06/2022, que busca ensinar de uma forma diferente e divertida a cuidar do planeta. Em Lençóis Paulista, a ação consiste em envolver as escolas municipais com pontos de descarte correto para que este óleo nunca seja despejado de modo incorreto no meio ambiente e, simultaneamente, promove a educação ambiental junto às crianças e suas famílias.

Desde o início de 2023 foram destinados de forma adequada 746 litros de óleo vegetal residual ou óleo de fritura usado, que as crianças levaram para as escolas em garrafas pet. Para armazenar o óleo, é sempre importante esperar o óleo esfriar, despejar em uma garrafa com uso de funil e peneira para conter os resíduos de fritura, fechar a garrafa e levar ao ponto de coleta na escola. Ainda como forma de estímulo, cada dois litros de óleo entregues podem ser trocados por um detergente e cupons para concorrer a outros prêmios para as escolas e alunos, de acordo com as metas estabelecidas pela ADN.

O óleo de cozinha usado é altamente poluidor sobre o solo e principalmente sobre a água. Quando despejado no ralo da pia pode provocar obstrução do encanamento com camadas de gorduras, acúmulo de sujeira, atrair pragas urbanas e o mais grave é que pode afetar o sistema de coleta e tratamento de esgotos do município. É importante ressaltar que as campanhas são fixas, constantes e permanentes nas escolas municipais e os alunos podem ser sempre estimulados a levar o óleo de cozinha usado ao ponto correto de destinação para que seja de fato reciclado e reaproveitado, reduzindo e até eliminando o impacto destes resíduos no meio ambiente. O engajamento de todos é fundamental para o sucesso da campanha!