Você esta em: Home / Notícias / Criatividade nas escolas é diretriz para o aprendizado
20/07/2023 10h29

Criatividade nas escolas é diretriz para o aprendizado

Alunos da escola Maria Zélia Camargo Prandini

As comemorações juninas e julinas são uma tradição brasileira, seja por suas comidas e bebidas típicas, brincadeiras, danças e vestimentas, e sobretudo pela alegria que transmite.

Nos meses de junho e julho, o colorido dessas celebrações inunda as escolas e essa criatividade toda é compartilhada entre professores e alunos e pode ser vista nos desenhos, murais, nos pátios e até nos convites enviados pelas unidades. Essas atividades são fundamentais no processo de aprendizado.

“Fico entusiasmado com os convites que chegam das escolas municipais ao Gabinete. Queria parabenizar os professores e educadores que utilizam esta ferramenta que é a imaginação como ferramenta de aprendizado. Isso com certeza se reflete nas avaliações de desempenho das escolas, mas também contribui para a formação individual de cada um. A criatividade e a imaginação são ferramentas transformadoras”, comentou o prefeito Anderson Prado.

Segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Laura Laís de Oliveira Castro, a criatividade é fundamental para o aprendizado. É muito importante que os professores e gestores façam com que os alunos aprendam testando hipóteses e agindo com autonomia e criatividade, diretriz prevista inclusive na Base Nacional Comum Curricular.

“Acredito que os problemas mais complexos da humanidade poderão ser resolvidos por meio de soluções criativas, e para que isso ocorra, a escola deve possibilitar o livre pensamento, a imaginação, enfim a criatividade”, avalia Laura.

Nas fotos, alguns dos materiais produzidos por alunos e educadores das escolas Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari) e Yvonne Conti Capoani (Núcleo Luiz Zillo).