Você esta em: Home / Notícias / Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completa 5 anos de implantação
17/07/2023 08h42

Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completa 5 anos de implantação

Objetivo do programa é reinserção de pessoas em situação de rua

No próximo dia 16 de julho Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” comemora cinco anos de sua implantação. O projeto começou a receber os primeiros moradores em situação de rua em 2018. A inauguração do espaço de acolhimento ocorreu em 29 de junho, graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Santuário Nossa Senhora da Piedade, proprietário do imóvel. O local voltou a ser um abrigo às pessoas que por algum motivo tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos e fizeram das ruas a sua moradia.

O Programa Acolhe Mais não representa apenas um local apenas para pernoite, refeições e higiene pessoal, como acontece na rotina dos albergues. A finalidade é a reinserção social, econômica e familiar das pessoas.

“Estamos celebrando cinco anos de um programa que tem a proposta de ser muito mais que um abrigo, mas que resgata, sobretudo, a dignidade das pessoas. Através do trabalho multisetorial das equipes da Secretaria de Assistência Social, nós elaboramos um programa que trabalha os motivos que levaram a pessoa a estar na rua, que é principalmente a dependência química, resgata a autoestima, trabalha o empoderamento, através da capacitação, e o restabelecimento dos laços familiares. É um trabalho que exige esforço, paciência e determinação. Por isso, cada pessoa que conseguimos tirar das ruas e restabelecer sua autonomia, deve ser muito comemorado. Parabéns aos profissionais do Acolhe Mais por escrever essa história que já soma cinco anos”, avalia o prefeito Anderson Prado.

O Acolhe Mais é um mecanismo complementar do Serviço Especializado de Abordagem Social, vinculado ao CREAS. Após a abordagem e o encaminhamento das pessoas em situação de rua ao Programa, é construído para cada usuário um PIA – Plano Individual de Atendimento, orientado por uma psicóloga. O PIA busca identificar as vulnerabilidades e potencialidades e definir estratégias para cada acolhido, a fim de que se sintam motivados a mudar de vida, ingressarem no mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver autonomia e protagonismo para atingir a emancipação.

No processo de acompanhamento, os usuários que estão no Programa recebem atendimento social, psicológico, de saúde, terapêutico-ocupacional e acompanhamento familiar, com enfoque no fortalecimento e reconstrução dos vínculos. Também são encaminhados a oficinas e cursos de capacitação e profissionalização, EJA – Educação de Jovens e adultos e a inclusão em programas e benefícios sociais.

“A importância da criação do Acolhe Mais “Mãe da Piedade” está no fato de que passamos a oferecer um serviço de acolhimento complementar ao serviço de abordagem social realizado pelo CREAS. Antes recebíamos as denúncias de moradores em situação de rua, era feita a abordagem, mas não tínhamos na cidade um local para acolhê-los e fazer o trabalho psicossocial necessário com essas pessoas. Desde 2018, passamos a atender de fato a população em situação de rua no município, oferecendo oportunidades e ações concretas no sentido de que possam reconstruir suas vidas”, explicou o sociólogo Ney Góes, secretário de Assistência Social.

CAPACIDADE

O espaço onde funciona o Acolhe Mais tem capacidade para atender até 55 pessoas, de ambos os sexos. Nos dias mais frios do ano é feita uma reestruturação do espaço e a capacidade é ampliada para atender pessoas em situação de rua para pernoite. Outra característica muito importante é que o Acolhe Mais possui um canil com capacidade para receber entre 10 e 12 cães, pertencentes aos moradores em situação de rua acolhidos no local.

Em cinco anos de funcionamento, o Acolhe Mais já recebeu cerca de 500 pessoas de outras cidades, em trânsito pelo município. Elas foram atendidas e encaminhadas para seus destinos de origem.

Além disso, também já foram atendidos 230 pessoas de Lençóis Paulista que estavam em situação de rua. Destas, 71 conseguiram emprego e moradia após passar pelo Programa. 60 foram reinseridas no núcleo familiar.

Atualmente, o Programa atende em sua capacidade máxima, com 55 pessoas acolhidas. Segundo levantamento do Serviço de Abordagem Social, existem 21 moradores em situação de rua em Lençóis Paulista que recusaram entrar para o Programa.

“Quando assumi a Secretaria de Assistência Social, meu primeiro desafio, solicitado pelo prefeito Anderson Prado, foi criar um programa que tirasse as pessoas da rua. Na época tínhamos 76 pessoas vivendo nessa situação, a maioria alojada sob a marquise do Shopping. Estar à frente deste projeto foi extremamente desafiador e gratificante ao mesmo tempo, pois criamos algo novo, diferente de outros serviços ou programas semelhantes oferecidos por outros municípios. Tínhamos que fazer algo com a proposta de tirar essas pessoas das ruas, mas ao mesmo tempo ser sustentável, possibilitando a reinserção dessas pessoas ao convívio social e familiar, e promovendo a inclusão produtiva. E conseguimos. Como diz o prefeito Prado, Lençóis não tem moradores em situação de rua por falta de opção, mas pessoas que escolheram viver nas ruas”, complementou o secretário Ney Góes.