Você esta em: Home / Notícias / Campanha estimula o descarte correto de pilhas e baterias, com recolhimento de 700 quilos ao ano
12/07/2023 11h30

Pontos de arrecadação estão distribuídos por escolas, comércio e repartições públicas

O programa "Quando Acaba a Pilha" já está consolidado em Lençóis Paulista. A média anual de arrecadação destes materiais no município é de 700 quilos/anuais. Nas escolas da rede municipal é reforçado o procedimento de destino correto das pilhas e baterias.

O projeto nasceu em 2007, por iniciativa de uma escola da rede particular, a Cooperelp. A partir de 2015, tornou-se um projeto de articulação intermunicipal, que envolve atualmente mais nove municípios: Agudos, Borebi, Macatuba, Iacanga, Pederneiras, Boracéia, Mineiros do Tietê, Itapuí e Jaú. Vale destacar que as prefeituras envolvidas prestam apenas apoio, sem custos, para que a Green-elétron, gestora da logística reversa, opere o sistema para encaminhamento das pilhas e baterias usadas, além de promover campanhas e educação ambiental nas escolas e comunidades.

De acordo com o manual de orientação da Green-elétron, as pilhas e baterias são equipamentos que transformam energia química em energia elétrica e a utilizamos diariamente para carregar celulares, em controles remotos, brinquedos, relógios, entre outros muitos usos. Porém o que fazer "Quando acaba a Pilha”? Estes materiais nunca devem ser descartados junto ao lixo comum ou em outros locais indevidos, pois seus componentes químicos são altamente contaminantes, principalmente porque contém metais pesados como cádmio, lítio, chumbo, mercúrio, que são acumulativos em organismos e no ecossistema, prejudicando assim o meio ambiente e a saúde humana. Quando a pilha esgotar, o consumidor deve levar essas pilhas a um ponto de coleta em escolas, comércios e supermercados, repartições públicas. Só em Lençóis Paulista são cerca de 90 pontos disponíveis. As pilhas podem ser transportadas ensacadas e colocadas em caixas de papelão de até 20 quilos.

Após a coleta, as pilhas e baterias são submetidas a um processo que permite reaproveitar o zinco na forma de metal, o qual pode ser então reinserido na cadeia produtiva para fabricação de diversos novos produtos. Os rejeitos são encaminhados para destinação final adequada. Com o programa regional "Quando Acaba a Pilha". Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269-7054.