Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 15 de Junho de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 12ª Conferência Municipal de Assistência Social levanta propostas para Reconstrução do SUAS
06/07/2023 15h29

12ª Conferência Municipal de Assistência Social levanta propostas para Reconstrução do SUAS

Profissionais e usuários se reuniram nesta quinta para discutir a reconstrução do SUAS

Lençóis Paulista realizou nesta quinta-feira, 6, a sua 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Este ano, o tema é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, em referência ao Sistema Único de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso “Deputado Ricardo Izar”, na Cecap, a partir das 8h, com a presença de profissionais de diversas áreas e também de usuários. Antes do início das atividades, teve apresentação do Coral do Centro de Convivência, sob a regência de Marcos Venditi.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Para compor a mesa de honra foram convidados a presidente do Conselho, Célia Ledesma dos Santos, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, do palestrante Alison Paulo, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, do pastor Ricardo dos Santos, representando as entidades do município e Ivana Tenório, representando os usuários do SUAS.

“Quero agradecer a cada um dos presentes, cada usuário, cada trabalhador da área social, que tem a oportunidade, neste momento, de juntar a sua ideia, o seu ponto de vista, ao de outra pessoa, e que nós possamos ser produtivos e aproveitar esta chance única. Daqui vão surgir grandes ideias, com suas experiências de vida e profissional, que vão ajudar a aprimorar a ação e o trabalho do SUAS”, lembrou a presidente do Conselho de Assistência, Célia Ledesma.

Já o secretário de Assistência Social, Ney Góes, lembrou dos 18 anos da criação SUAS, e da dificuldade dos municípios receberem investimentos por parte dos governos estadual e federal. Ele destacou que dos 16,7 milhões investidos em Assistência Social por Lençóis Paulista em 2023, 95% são recursos do próprio município.

“Um sistema é um conjunto de partes integradas, que dependem uma das outras para que funcione de forma adequada. Os investimentos por parte dos governos federal, estadual e municipal não acontecem de forma ordenada e equitativa. O nosso SUAS municipal foi criado em 2017. Já existiam ações, a estrutura, mas nós regulamentamos na forma de lei. Por isso nós vivemos uma situação privilegiada. Se o SUAS está sendo reconstruído, por conta de todos os desmontes e desconstruções dos últimos anos, nós vivemos uma ilha de prosperidade diante de outras cidades, porque nós não estamos reconstruindo, nós estamos construindo. Mas nós precisamos sim pensar nos outros municípios. Nós temos que pensar localmente e agir globalmente. A reconstrução do SUAS iniciada pelo prefeito Anderson Prado a partir de 2017 implica em investimentos que se traduzem em benefícios diretos entregues à população como vale-gás, cestas básicas, mas também em ampliação do quadro de servidores (de 97 para quase 120) e de estrutura de trabalho, com aquisição de equipamentos. Nós somos referência regional em políticas de Assistência Social e boas práticas, mas também temos problemas e temos que buscar soluções. Precisamos sair daqui com propostas, para que possamos recompor o financiamento, que é o que hoje faz a diferença. Pois não existe política de Assistência Social sem investimentos”, resumiu o secretário.

“É uma felicidade estar aqui hoje e encontrar pessoas que se dedicam a fazer um atendimento de qualidade. Aproveitem esta oportunidade e façam valer a sua voz. As suas ideias, as suas opiniões podem mudar a vida de muita gente. Juntos, vamos transformar ainda mais a nossa cidade que já é referência. Temos orgulho em ser uma administração preocupada com pessoas. E assim vamos continuar”, completou Cagarete.

A Conferência é voltada a representantes governamentais e da sociedade civil (usuários, profissionais, trabalhadores e entidades OSCs). As propostas aprovadas durante a Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Estadual e Conferência Nacional de Assistência Social.

 

notícias relacionadas

Tags: ª, conferência, municipal, assistência, social, levanta, propostas, para, reconstrução, suas.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo