Você esta em: Home / Notícias / SAMA conclui projeto “O Rio começa aqui”
05/07/2023 10h45

SAMA conclui projeto “O Rio começa aqui”

Projeto iniciou pela praça do Peixinho, no SAAE

Foi concluído a primeira etapa do projeto “O Rio começa aqui”, com a pintura educativa de bocas de lobo em 10 pontos espalhados pela cidade. Os pontos escolhidos para os desenhos ficam em locais que permeiam rios e córregos do município, como o Rio Lençóis, o córrego da Prata, o córrego Corvo Branco e o córrego Cachoeirinha.

A iniciativa partiu do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE. “Nosso objetivo é explicar para as crianças que o rio começa nas bocas-de-lobo, que recebem a água da chuva, e que o descarte de lixo em vias públicas faz com que o lixo vá parar dentro desses rios e córregos”, explica Helton Damacena de Souza, interlocutor do Programa Município Verde Azul.

“Projetos como este ampliam e fortalecem a educação ambiental, lembrando que quando falamos de preservação do Meio Ambiente, tudo está interligado: descartar o lixo corretamente também é preservar nossa água”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.

O projeto foi lançado em novembro do ano passado, durante as comemorações pela Dia do Rio Lençóis, celebrado no dia 23 de novembro e instituído pela Lei Municipal nº 3.976/2009, que fixa o calendário ambiental do município.

O Colégio São José, da rede particular, também aderiu a proposta e patrocinou a pintura de uma galeria na Rua Xv de Novembro. Os alunos do 2° ano do ensino médio também orientaram pedestres que passavam pela rua XV sobre o descarte correto do lixo, como ação educativa.

Paralelamente, o Comdema está visitando as escolas estaduais do município em reuniões com os professores, para que estes disseminem a educação ambiental do projeto "O Rio Começa Aqui" com os alunos.

VEJA OS LOCAIS ESCOLHIDOS PARA AS PINTURAS:

1. Praça do Peixinho

“O Rio Lençóis começa aqui!”

2. Escola Vera Braga, Cecap

“O Córrego da Prata começa aqui!”

3. Calçada da Escola Paulo Zillo, Centro

“O Rio Lençóis Começa Aqui!”

4. Calçada na praça da Avenida dos Estudantes

“O Córrego da Prata começa aqui!”

5. Calçada Adefilp (Jardim Cruzeiro)

“O Córrego Corvo Branco começa Aqui"

6. Alfredo Guedes

“O Rio Lençóis Começa Aqui”

7. Av Nações Unidas (Núcleo)

8. Parque do Povo

“O Córrego da Prata Começa aqui!”

9. Rua XV de Novembro

“O Rio Lençóis Começa Aqui”

10. Calçada da Etec (Jardim Ibaté)

“O Córrego Cachoeirinha começa aqui!”