Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca formatura de curso de Libras para servidores públicos
30/06/2023 14h02

Cerimônia marca formatura de curso de Libras para servidores públicos

Servidores que concluíram curso de Libras receberam certificados

Os servidores públicos municipais que passaram por uma capacitação em Libras – Língua Brasileira de Sinais – receberam seus certificados na quinta-feira, 29, em evento realizado no Espaço Cultural Cidade do Livro. Além dos formandos, familiares e deficientes auditivos, a cerimônia teve a presença do secretário de Recursos Humanos, José Antonio Ribeiro Ramos Júnior, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, e o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, ambos representando o prefeito Anderson Prado, do vereador Damião Augusto Xavier de Oliveira, o professor Guto, representando o Legislativo, do professor do curso, André Luiz Salvador, e da executiva de Contas do Atendimento Corporativo Senac, Elayne Fagundes Costa Corradini.

O curso de Libras é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Recursos Humanos, e parceria com o Senac, para servidores que realizam atendimentos à população, das mais diversas áreas da administração pública. O projeto atende uma indicação feita no ano passado pelo vereador Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia.

A cerimônia iniciou com uma apresentação musical em Libras dos alunos que participaram do curso e na sequência também teve uma performance do coral Mãos que Falam. O professor André Luiz abriu os discursos inicialmente se comunicando apenas em Libras, propondo um exercício de empatia.

“Acredito que 99% não entendeu o que eu disse aqui. Olha o que acontece quando você se põe no lugar do outro! Para o deficiente auditivo, é tudo visual”, disse o professor, reforçando que as mãos são a ferramenta de comunicação.

O projeto amplia o conhecimento de Libras, capacitando os servidores para realização de atendimento aos munícipes com deficiência auditiva e, consequentemente, aumentando a acessibilidade dos serviços. Praticamente todas as secretarias estão envolvidas no projeto – Saúde, Educação, Finanças, o próprio RH, visto que o atendimento no serviço público contempla todas as áreas da administração. O secretário da Pasta, José Antonio Ribeiro Ramos Júnior, também anunciou o módulo 2 da capacitação.

“Nós, Prefeitura, temos o compromisso de cuidar do povo, cuidar das pessoas mais vulneráveis. Esse é o compromisso do governo do prefeito Anderson Prado. A inclusão social é necessária, simplesmente. Temos que ter uma visão empática e esse curso vem para isso. Não podemos tratar como normal uma pessoa não conseguir se comunicar num posto de saúde ou em qualquer outro serviço público. Eu me pergunto: qual cidade desse país tem um projeto como esse? Essa é uma política que valoriza o servidor e a população. Nós estamos presentes em todos os cantos dessa cidade e um dos valores da administração é capacitar o funcionalismo público, não apenas com benefícios, reposição salarial, vale-alimentação, mas também com capacitação, para garantir excelência nos serviços que oferecemos à população”, destacou o secretário de RH.

A Libras é considerada uma língua e não apenas uma linguagem, pois é falada por uma comunidade, possui regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias e bem definidas.

“Queria agradecer a oportunidade de estar presente nesta noite emocionante. Tenho 23 anos de vida pública, já participei de muitas cerimônias, mas esta vai ficar na minha mente e no meu coração eternamente, me ensinando o quanto a inclusão é importante. Queria também deixar os parabéns para os formandos, para o professor André, e também um grande abraço meu e do prefeito Anderson Prado”, reforçou Manezinho.

“Hoje é dia de agradecer e parabenizar as pessoas que estão buscando o conhecimento para realizar uma transformação social. Como disse o secretário, esta é só a primeira fase. Com certeza esse projeto será aprimorado. Tenho muito orgulho estar hoje aqui com vocês e com meus colegas da Prefeitura e do Legislativo celebrando essa conquista. Que bela iniciativa da secretaria de Recursos Humanos, através do Júnior e de sua equipe, de garantir inclusão. Parabéns. A experiência de empatia nos faz, enquanto gestores públicos, nos sentirmos ainda mais responsáveis e comprometidos em garantir a inclusão”, completou Cagarete.

“Este evento nos faz refletir sobre muitas coisas. Que noite fantástica. Em primeiro lugar, agradecer a oportunidade, porque hoje estamos recebendo uma aula. Diante de tudo que foi apresentado e na condição de vereador, e como professor, sei da importância da inclusão na vida das pessoas”, comentou o professor Guto.