Você esta em: Home / Notícias / Hortas e varejões são destaques de ações ligadas à Agroecologia
29/06/2023 09h09

Hortas e varejões são destaques de ações ligadas à Agroecologia

Hortas comunitárias são exemplo de sustentabilidade

A agroecologia tem papel fundamental na agricultura moderna, beneficia a sustentabilidade, a valorização do trabalhador, a qualidade dos produtos e a qualidade de vida, além de proporcionar ações para o bem da comunidade e da coletividade. Envolve ainda práticas sustentáveis, agricultura familiar com valores humanos e sociais. Considera ainda a conservação do solo com técnicas de rotação de culturas, adubação verde, variedade de cultivo adaptados às condições do solo e clima em diferentes períodos do ano, e utilização de adubos orgânicos. A produção deve ser voltada à comunidade local ou entidades.

Neste sentido, em Lençóis Paulista, pode-se destacar iniciativas já consolidadas, como por exemplo, as hortas comunitárias existentes no Jardim Caju, Jardim Carolina e no bairro Cecap, além de alguns outros lotes isolados no Jardim Ubirama, Júlio Ferrari e Jardim das Nações. Ao todo são mais de 40 lotes em funcionamento nesses parâmetros. Nas hortas é possível encontrar uma grande diversidade de produção de hortaliças e legumes, principalmente, como alface, almeirão, rúcula, couve, cebolinha, coentro, repolho, couve flor, beterraba, rabanete, cenoura, dentre outros.

Nos varejões, o incentivo envolve produtores locais já que muitas vezes os produtos são oriundos da agricultura familiar com escoamento e comercialização de produtos orgânicos. Algumas escolas da rede municipal e estadual também desenvolvem projetos com hortas educativas, que visam a educação ambiental e aplicação desses importantes conceitos, muitas vezes trabalhados de forma transversal e interdisciplinar com os alunos, aliando os cuidados com a terra, consumo de alimentos saudáveis e aprendizagem curricular.

ONDE ESTÃO AS HORTAS:

As hortas estão localizadas na Rua Angelo Botan, no Jardim Caju; Rua Umberto Peregrino, na Cecap e na Rua Regina Rissato Paccola, no Jardim Carolina. Algumas escolas municipais que têm desenvolvido trabalhos com hortas educativas são: EMEI "Yvonne Conti", no Núcleo Luiz Zillo; Creche "Neide Madeira Dias", na Cecap; EMEF "Helder Paccola", Jardim Primavera; EMEF "Maria Zélia C. Prandini", no Júlio Ferrari, e EMEF "Eliza Pereira de Barros", centro. Na rede estadual, destacam-se a E.E. "Vera Braga F. Giacomini, Cecap e a E.E. "Dr. Paulo Zillo".

VAREJÕES MUNICIPAIS

Lençóis conta com dois Varejões Municipais. O Varejão Central "Lydio Ruiz" funciona sempre aos domingos das 6h às 13h. Já o Varejão "Josefhyna Paulino", o Varejão da Dona Nega, no Núcleo Luiz Zillo, funciona às quartas-feiras, a partir das 14h, e aos domingos das 7h às 13h.