Você esta em: Home / Notícias / Cidade 10 vai receber denúncia de veículos abandonados
23/06/2023 15h40

Cidade 10 vai receber denúncia de veículos abandonados

Agora a população também pode denunciar veículos abandonados pelo Cidade 10

O Programa Cidade 10, canal criado para resolver problemas relacionados à infraestrutura urbana mais rapidamente, também vai receber denúncias de veículos abandonados em vias públicas. A fiscalização e notificação de veículos abandonados em locais públicos vem sendo realizada pelo Demutran, conforme previsto pela Lei Municipal 5627/2022.

“Além de ampliar os objetivos do Cidade 10, que é aproximar a população e a Prefeitura a fim de melhorar a gestão pública, nós estamos atendendo uma indicação dos vereadores Valdevino Miguel, Andreia Zaratini e Glauco Temer Feres, que pediram que as denúncias de veículos abandonados também fossem recebidas pelo canal. É muito importante que a população também possa efetuar essas denúncias pelo Cidade 10. Veículos em situação de abandono prejudicam o trânsito e também podem trazer riscos à saúde pública”, comentou o prefeito Anderson Prado.

O canal do Cidade 10 já recebe reclamações sobre mato alto, buracos em ruas e avenidas, lixo descartado irregularmente, postes com lâmpadas queimadas, postes com luzes acesas durante o dia, vazamentos de água em áreas públicas, focos de dengue, bueiros entupidos, descarte de eletroeletrônicos.

Para fazer a denúncia sobre veículo abandonado, será requisitada uma foto e a localização do mesmo. Após o cadastramento da denúncia, será feita a averiguação do problema. Caso se confirme a irregularidade, o Demutran fará a localização do proprietário e ele será notificado a retirar o veículo.

Para caracterizar abandono, o veículo deve estar estacionado no mesmo local há mais de 15 dias, apresentar sinais exteriores de visível estado de decomposição e mau estado de conservação ou impossibilitado de se locomover com segurança por seus próprios meios; ausência de placa de identificação obrigatória; vidros quebrados ou portas destrancadas, de tal forma que permita o acesso de pessoas em seu interior; falta de um, alguns ou todos os vidros: frontal, traseiro ou lateral, quando for de sua característica; falta de uma ou mais rodas ou pneus; apresentar um ou mais pneus vazios ou furados, sem qualquer sinalização de alerta de providência para o conserto; falta de um ou mais faróis, lanternas e demais luzes de sinalização de trânsito; carcaça enferrujada ou partes; ausência de motor e faltantes; sinais de incêndio, de depredação ou de destruição, conforme previsto na legislação. O prazo para regularização após a notificação é de 10 dias.

“Com a possibilidade de recebermos a denúncia de veículos abandonados através do canal do Cidade 10 ganhamos mais um reforço em nosso objetivo que é identificar os proprietários de veículos em situação de abandono para que eles tomem as medidas para regularização da situação, que são importantes para a segurança das pessoas e do trânsito”, completa o secretário de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Fantini.

COMO UTILIZAR O CIDADE 10

Para enviar uma reclamação ao Cidade 10, é necessário cadastrar em seu celular o número do Cidade 10 que é o 3269 7010, como você costuma cadastrar um novo contato de WhatsApp. Depois, basta entrar no aplicativo de mensagem, procurar na lista de contatos o Cidade 10 e mandar sua mensagem.

Além da descrição do problema ou ocorrência, o cidadão deverá mandar uma foto e seu endereço ou localização GPS, que o próprio WhatsApp oferece. Depois de abrir um chamado, sua reclamação será cadastrada num sistema interno, que foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação especialmente para o programa, e que vai distribuir a demanda para o setor responsável por verificar e solucionar o problema. Assim que a demanda for cadastrada, o cidadão receberá um número do protocolo e uma data para a resolução. Com esse número em mãos, ele pode acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br/cidade10 e verificar o andamento de sua solicitação.