Você esta em: Home / Notícias / Integrantes do Programa Frente Solidária recebem certificados
22/06/2023 14h38

Integrantes do Programa Frente Solidária recebem certificados

Evento reuniu participantes do programa para entrega de certificados

A Prefeitura de Lençóis Paulista promoveu uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes do programa Frente Solidária. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21, no Espaço Cultural Cidade do Livro.

Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, representando o prefeito Anderson Prado, da diretora Regional de Desenvolvimento Econômico do Estado, Eliane Oliveira, servidores das secretarias envolvidas no programa, formandos e seus amigos e familiares.

Na abertura do evento, teve o depoimento das empresárias Camila Moreira, conhecida como Cacau Mila, e Marina Farão, primeira brasileira a atuar na arte de produção de facas e fundadora da empresa Facas Soberanas. As duas contaram sua experiência de empreendedorismo, como forma de inspirar as pessoas que integram o Frente Solidária.

“É muito importante mais esta etapa que vocês estão concluindo, é um importante primeiro passo. O nosso objetivo é dar condições de desenvolvimento para vocês, dentro do perfil que você mais se encaixam: trabalhando ou sendo empreendedores. Nós reforçamos isso através dos depoimentos de sucesso que mostramos aqui hoje. A nossa Secretaria, com uma infinidade de cursos e serviços, está à disposição para que vocês desenvolvam suas potencialidades”, lembrou o secretário de Desenvolvimento, Paulo César Ferrari.

“A implantação do Programa Frente Solidária é a realização de um sonho do prefeito Anderson Prado. É um projeto que envolveu muito estudo, muito trabalho, visitamos experiências em outros municípios, para que pudéssemos desenvolver um programa que as pessoas, que as famílias, pudessem receber um benefício no momento de maior necessidade, mas que ao mesmo tempo fossem preparadas para que pudessem ter um emprego ou iniciar uma atividade quando o programa finalizasse. E olha quantas vidas estamos transformando através desse programa”, completou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

O Frente Solidária foi implantado em 2019, oferecendo ocupação e renda às pessoas, principalmente mulheres, em situação de vulnerabilidade social. As pessoas selecionadas prestam serviços à Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio de serviços de varrição e limpeza das ruas nos bairros e centro da cidade e também recebem capacitação profissional por meio de cursos e palestras, para que tenham chance de reinserção no mercado de trabalho após finalizarem a participação no programa. Elas recebem uma bolsa que pode chegar a um salário-mínimo.

A diretora Regional de Desenvolvimento Econômico, Eliane Oliveira, destacou o caráter de empoderamento do projeto. “Pelos depoimentos emocionantes que acompanhamos aqui hoje, percebemos que a grande mudança está dentro de nós, através do autoconhecimento”, comentou.

“Humanizar é enxergar através das pessoas. É ver qual a maior necessidade, qual a maior dificuldade e agir nesse sentido. E esse é o propósito do programa Frente Solidária. Hoje vocês estão aqui recebendo esse certificado não apenas porque a Prefeitura se preocupou em garantir um benefício, mas porque está investindo na potencialidade de cada um. Então façam uso do maior capital que vocês têm, que é a força de vontade e o sorriso”, destacou Cagarete.

Para se inscrever é necessário ter no 18 anos de idade, estar desempregado há um ano ou mais, não ser aposentado, pensionista, beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer programa assistencial equivalente, residir em Lençóis Paulista há no mínimo dois anos, possuir documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. O programa não admitirá mais que um beneficiário por família. Para se inscrever, além de atender aos requisitos, é necessário que seja emitido Laudo e Declaração pela Secretaria de Assistência Social Municipal, portanto, o interessado deverá procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.