Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ação de incentivo ao Programa Nascentes
22/06/2023 10h38

Meio Ambiente promove ação de incentivo ao Programa Nascentes

Proprietários rurais poderão recuperar mata ciliar sem custo

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ação de incentivo aos proprietários de terras para que busquem realizar cadastro de áreas junto ao Programa Nascentes da SEMIL - Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o site oficial do Programa Nascentes, um dos objetivos do Programa Nascentes é apoiar proprietários e possuidores rurais, em especial os pequenos, para que realizem, sem custos, a restauração obrigatória de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades.

O Banco de Áreas do CAR é composto por Áreas de Preservação Permanente (APP) desprovidas de vegetação, resultantes da manifestação de interesse dos proprietários no momento da inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os restauradores geralmente são empresas com obrigações ambientais a cumprir ou financiadores voluntários, que arcam com os custos dos plantios e sua manutenção até que alcancem os indicadores necessários.

Para realizar o cadastro, basta acessar o link Cadastre Áreas e acessar o formulário. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, presta apoio e orientações para o preenchimento do formulário, além de realizar palestras e educação ambiental que envolvem a proteção de nascentes. Também articula apoio com a Casa da Agricultura e o setor empresarial agrícola para aumentar os cadastros e criar banco de áreas no território de Lençóis Paulista.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (14) 3269-7035 ou pelo e-mail: meioambiente@lencoispaulista.sp.gov.br.