Você esta em: Home / Notícias / Município sedia reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar
22/06/2023 08h44

Município sedia reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar

Município realiza etapa municipal da conferência no dia 27 de julho

A Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) da regional de Bauru, realizou reunião na quarta, 6, na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Lençóis Paulista. Participaram do encontro, o secretário de Assistência Social, Ney Goes, a representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Lençóis Paulista, Ana Luisa Jacon Rosa e o Diretor Técnico do Consea/SP, que acompanha esta regional, Marcelo Cunha. Representando a Regional Bauru, participaram da reunião, Mária Fatima Bosio, da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Jacaré Pepira (Bocaina), Fabiane Higo, do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de SP, Luiz Ricardo Mantelli, da Vila Vicentina de Lençóis Paulista – Obra unida à Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP e Edson Luiz Pereira, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” – ITESP, de Promissão.

Os representantes do Conselho de Lençóis Paulista, Maria Cecilia Ferreira da Costa Maximiliano, Graciane Ulian, Ida Maria Biral Bazzuco; Henrique Damasceno, Daniella de Oliveira, Kelly Gali Marcolino, Milena Bueno, Yara Falavinha, do COMSEA de Pirajuí e José Renato Sanches, da Secretaria de Agricultura de Promissão também acompanharam as atividades. Ney Goes, Secretário de Assistência Social, abriu a reunião citando dados sobre a fome no Brasil e no Estado, e ressaltou a importância de reuniões da Comissão Regional e agradeceu a presença do Diretor Técnico do Consea/SP, Marcelo Cunha. Marcelo tem auxiliado o município na implantação da Politica Pública de Segurança Alimentar e já realizou uma capacitação com o Conselho Municipal.

Ana Luisa Jacon Rosa, agradeceu a presença dos convidados e em especial aos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Ana informou que o município vai organizar a conferência de Segurança Alimentar e que também ajustará suas legislações do Comsea e da Caisan, para em breve solicitarem a adesão ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Marcelo Cunha, ressaltou a importância das reuniões itinerantes da CRSANS Bauru e já ofereceu aos representantes dos municípios de Promissão e Pirajuí a oportunidade de realizar uma reunião da CRSANS nesses locais.

Projeto Horta Viver

Durante o encontro, a coordenadora Maria Cecilia da Costa Maximiano e a diretora Milena Bueno, ambas da Escola Municipal Yvonne Conti Capoani, apresentaram os detalhes e os benefícios obtidos com o desenvolvimento do Projeto Horta Viver na comunidade. Marcelo Cunha sugeriu que o projeto seja inscrito no Prêmio Josué de Castro, edição 2023. Em seguida, Marcelo Cunha fez uma apresentação detalhada e minuciosa sobre as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (Municipais e Regional), falando sobre o tema, os eixos orientativos, os prazos e as datas, além dos documentos e outros trâmites. A Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Regional Bauru, será realizada no dia 25 de agosto, das 9h às 13h, em Bauru. Em Lençóis Paulista, o Conselho Municipal realiza a conferência no dia 27 de julho. O horário será definido posteriormente pela Comissão Organizadora.