Você esta em: Home / Notícias / Servidores públicos aprendem Libras – Língua Brasileira de Sinais
20/06/2023 09h44

Servidores públicos aprendem Libras – Língua Brasileira de Sinais

Servidores que trabalham com atendimento ao público estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais

A Prefeitura de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Recursos Humanos, iniciou a formação em Libras – a Língua Brasileira de Sinais - para servidores que realizam atendimentos à população, das mais diversas áreas da administração pública.

O projeto amplia o conhecimento de Libras, capacitando os servidores para realização de atendimento aos munícipes com deficiência auditiva e, consequentemente, aumentando a acessibilidade dos serviços. Praticamente todas as secretarias estão envolvidas no projeto – Saúde, Educação, Finanças, o próprio RH, visto que o atendimento no serviço público contempla todas as áreas da administração.

“A capacitação é de extrema importância para que possamos construir uma sociedade mais inclusiva em nosso município, eliminando assim diversos preconceitos e quebrando barreiras na comunicação”, avalia o secretário de RH, José Antonio Ribeiro Ramos Júnior.

“Eu sempre enfatizo que a Prefeitura cuida de todos os cidadãos, buscando garantir atendimento digno e de qualidade desde o nascimento até o final da vida. A capacitação em Libras é um investimento no servidor que amplia e democratiza o acesso aos serviços públicos, buscando que, absolutamente todos, sejam atendidos de forma igualitária e inclusiva. Por isso ficamos muito felizes já com os resultados prévios desta capacitação”, completou o prefeito Anderson Prado.

Inicialmente, 100 servidores foram designados para a capacitação. O plano de aulas prevê 12 encontros semanais. Os alunos foram divididos em 4 turmas de 25 pessoas. O desenvolvimento tem sido tão produtivo que deficientes auditivos estão participando das aulas, o que tem sido muito importante para o aprendizado da língua. A formatura da primeira turma deve acontecer no dia 29 de junho.

A Libras é considerada uma língua e não apenas uma linguagem, pois é falada por uma comunidade, possui regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias e bem definidas.