Você esta em: Home / Notícias / Com chegada de frente fria, Assistência Social intensifica a Operação Inverno Acolhedor 2023
16/06/2023 09h15

População em situação de rua pode ficar na Casa Mãe Piedade para pernoite

Com a chegada de mais uma frente fria, o Serviço Especializado de Abordagem Social do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Secretaria de Assistência Social, irá intensificar a “Operação Inverno Acolhedor”, que tem como objetivo atender moradores em situação de rua que não estão inseridos ou que saíram do Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade”.

A abordagens já são realizadas desde o final de maio, inclusive no período noturno, para a oferecer atendimento à população em situação de rua por conta da queda das temperaturas. Com essa nova frente fria que deve durar até domingo, a “Operação Inverno Acolhedor” irá fazer busca ativa às pessoas que ainda se encontram em situação de rua oferecendo o pernoite e alimentação na “Casa Mãe da Piedade”. Àqueles que recusam o atendimento, são atendidos com agasalhos e cobertores. Além disso, a equipe técnica do Serviço de Abordagem faz as devidas orientações, objetivando a reinserção familiar, bem como a internação em caso de dependentes de substâncias psicoativas (PSA).

“Temos ainda várias pessoas em situação de rua que recusam o Programa Acolhe Mais e as Comunidades Terapêuticas, entretanto, sempre que houver previsão de quedas de temperaturas, iremos intensificar a abordagem a fim de recolhê-los temporariamente, mesmo que não queiram aderir ao Programa. Desde o início do seu governo, uma das preocupações do prefeito Anderson Prado foi atender os moradores em situação de rua e com este intuito, à Assistência Social não cabe julgar ou condenar as pessoas por suas escolhas, mas ofertar nossos serviços”, explica o sociólogo Ney Góes, secretário de Assistência Social.

O Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completará 5 anos de funcionamento em 16 de julho e está atualmente com 55 acolhidos fixos.

O Serviço Especializado de Abordagem Social pode ser acionado pelos telefones 3264-1716 e 3265-9565, que são os telefones do CREAS, e pelo celular 99818-9132 que é do Serviço Especializado de Abordagem Social.