Você esta em: Home / Notícias / Projeto de extensão com artesãos lençoenses é realizado no Centro Universitário em Bauru
15/06/2023 09h40

Doze artesãos, cadastrados na Secretaria de Turismo participaram do projeto neste ano

Nos dias 6 e 7 de junho, foi concluída a última etapa do Projeto Extensionista, fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo e a Unisagrado - Centro Universitário do Sagrado Coração. Neste ano, doze artesãos cadastrados junto à SETUR, se inscreveram nesta ação e tiveram a oportunidade de desenvolver novos produtos alinhados com as sugestões de design dos alunos e com a identidade do nosso município.

O projeto faz parte da disciplina: “O design aplicado ao artesanato para valorização do produto e atribuição da entidade regional”. A professora doutora e idealizadora do projeto, Sileide Ap. de Oliveira Paccola comentou a respeito dos resultados que essa iniciativa trouxe: “Foram três encontros entre alunos e artesãos lençoenses que resultaram em benefícios para ambos. Para os alunos, esta ação permitiu que eles vivenciassem a rotina real de um projeto de design, assim como entendessem na prática a importância de cada etapa e do emprego adequado de suas ferramentas para os resultados do projeto. Já para os artesãos, houve uma mudança quanto a percepção estética do entorno local e regional, trazendo uma autonomia na transformação de elementos para os seus trabalhos, levando a criação de novos e diferentes produtos.”

A Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque lembrou ainda que "através dessa parceria, a SETUR pôde estreitar o relacionamento com a instituição de ensino e os estudantes, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento aos artesãos, estimular a inovação, disseminar a cultura e atrativos lençoenses. Ações essas que também contribuem para o desenvolvimento das potencialidades turísticas locais."

#turismolp #ArtesaosEmAcao #unisagradobauru #metodologiaemdesign #bauru #lencoispaulista