Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é certificada, mais uma vez, no mapa do turismo brasileiro
14/06/2023 09h11

Lençóis Paulista é certificada, mais uma vez, no mapa do turismo brasileiro

Município cumpriu todos os critérios estabelecidos para receber a certificação

O município de Lençóis Paulista, integrante da Região Turística Coração Paulista, manteve a sua certificação no Mapa do Turismo Brasileiro 2023, do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Lençóis Paulista cumpriu todos os critérios estabelecidos pelo Programa para fazer jus a certificação, entre eles: dispor de órgão de turismo, orçamento próprio, prestadores de serviços turísticos regulares no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e alimentar o Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMAPA) com dados e documentos comprobatórios referentes à atividade turística local, além de comprovar a existência de uma instância de governança regional do turismo.

O município teve seu cadastro inicialmente homologado pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens e, posteriormente, aprovado pelo Ministério do Turismo, e recebeu um certificado digital, com validade de 01 ano, como forma de comprovar a participação no Mapa como destino que trabalha o turismo como política pública estratégica de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O Mapa do Turismo Brasileiro está disponível para consulta no link:www.mapa.turismo.gov.br.

De acordo com a Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, “ser certificado e reconhecido pelos órgãos estadual e federal de turismo é motivo de grande satisfação, pois indica que estamos no caminho certo para o desenvolvimento das potencialidades turísticas em nosso município. Essa certificação é resultado da atuação da Administração Municipal, da participação ativa do Conselho Municipal de Turismo, dos empreendimentos turísticos e de todos que de forma direta ou indireta contribuem para a construção de um ambiente favorável para o alavancar da atividade em nossa cidade.”

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem com o objetivo de definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelos governos federal e estadual no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação.Para participar de editais e angariar recursos do Ministério do Turismo, a inserção do município no Mapa do Turismo Brasileiro é de extrema importância, uma vez que é considerado item obrigatório para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos do Programa Nacional de Turismo.

#lencoispaulista #turismolp #mapadoturismobrasileiro #rt❤paulista