Você esta em: Home / Notícias / SAMA realiza plantio de 50 ipês amarelos na Avenida Osaka
13/06/2023 15h08

SAMA realiza plantio de 50 ipês amarelos na Avenida Osaka

Equipe da SAMA realizou o plantio

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o plantio de 50 ipês amarelos em área verde da avenida Osaka, nesta terça-feira, 13. A iniciativa faz parte das atividades pelo Mês do Meio Ambiente. O trabalho foi feito pelas equipes da SAMA. Em parceria com o SAAE e Secretaria de Educação, a SAMA também está realizando ações com os alunos do quarto ano da rede municipal, como visitas ao Parque do Paradão, à ETA (Estação de Tratamento de Água) e à Nascente Modelo.

O plantio contribui para a diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul, principalmente por envolver o plantio de espécies nativas do bioma Cerrado, como o Ipê-amarelo, também reconhecido pela Lei Municipal n° 5399/2020 como árvore símbolo de Lençóis Paulista. A espécie tem porte ideal para o plantio em áreas urbanas.

A arborização urbana e a preservação das matas nativas vêm sendo trabalhadas em diversas frentes pela administração municipal. A média anual, desde 2017, é de mil árvores plantadas em áreas públicas, como forma de substituição de espécies condenadas ou inadequadas para plantio na cidade, formação de florestas urbanas e pomares comunitários.