Você esta em: Home / Notícias / NOTA DE PESAR
19/05/2023 15h51

NOTA DE PESAR

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista registra o falecimento do professor José Carlos Andriolli, nesta sexta-feira 19, aos 75 anos. Filho de Dante Andriolli e Filomena Cardamoni Andriolli, José Carlos nasceu em 30 de abril de 1948, em Lençóis Paulista.

Andreolli era químico e em sua trajetória profissional fez grandes contribuições para a ciência, a cultura e o patrimônio histórico. Ele tinha especializações na arte da restauração em cursos realizados em Florença, Itália, e na Sorbonne, na França. Em 1988 ingressou na Universidade de Brasília, como diretor do Centro de Documentação, e coordenou vários projetos como criação de laboratórios especializados em restauração na própria UnB, cursos de capacitação, pesquisa científica; um dos projetos mais notórios foi a restauração de todos os livros que formam o acervo da biblioteca do Senado, realizado no início dos anos 2000, com coleções raríssimas. É importante ressaltar que o Laboratório de Conservação e Restauração de Obras Raras da Biblioteca Central da UnB carrega o nome do Professor José Carlos Andreoli, como uma justa homenagem à sua dedicação e excelência na área.

Andreolli teve diversos artigos publicados sobre restauração, conservação e preservação no Brasil e em diversos países. Foi uma das referências da área no Brasil.

Nos anos 2010, em vias de se aposentar, José Carlos Andreolli, doou livros, apostilas e sua prensa para o Espaço Cultural de Lençóis Paulista, materiais que utilizou no dia a dia no trato com os livros e documentos.

José Carlos sempre foi figura presente na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e, principalmente, no Espaço Cultural Cidade do Livro, sempre que passava por Lençóis visitava esses locais e sempre exerceu um trabalho voluntário para a preservação dos documentos e livros raros.

Em 2016, após a maior enchente da história de Lençóis Paulista, foi um dos profissionais que orientou a restauração do acervo do Museu Alexandre Chitto, atingido pela inundação.

“Recebo com grande tristeza a notícia do falecimento do professor José Carlos, um lençoense que sempre demonstrou grande orgulho por suas origens e que tanto realizou pela preservação de nosso patrimônio histórico e cultural. Que Deus proteja, abençoe e conforte aos amigos e aos familiares. Sempre”, expressou o prefeito Anderson Prado.

José Carlos está sendo velado no Centro Funerário São Francisco e será cremado no Crematório Memorial Botucatu, nesta sexta-feira 19, às 17h.