Você esta em: Home / Notícias / NOTA DE PESAR
18/05/2023 12h03

NOTA DE PESAR

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista registra o falecimento da professora aposentada Amélia Benta do Nascimento Oliveira, nesta quinta-feira 18, aos 94 anos. Filha de Francisco Bento do Nascimento e Virgínia de Oliveira, Amélia nasceu em 26 de dezembro de 1928, em Cabrália Paulista. Do matrimônio com Norberto Lino de Oliveira (em memória), nasceram os filhos Norberto Junior, Maria Danielle e Maria Giselle.

Amélia viveu grande parte de sua vida em Lençóis Paulista onde desenvolveu uma bela trajetória como professora. Amigos e colegas de profissão relatam que ela sempre desempenhou um importante papel de transformação social, trabalhando em escolas distantes, localizadas na zona rural ou em bairros periféricos, que exigiam um comprometimento e esforço para o deslocamento, muitas vezes feito com uma charrete. Quando já estava para se aposentar, pela primeira vez, assumiu uma classe no centro da cidade, na Emef Esperança de Oliveira. As histórias que gostava de contar em sala de aula e o amor com que exerceu a profissão são parte da memória afetiva de centenas de alunos.

Em 2001, a professora Amélia foi homenageada como patronesse da recém-criada Emeif da Vila Baccili. Mas 20 anos depois, em 2021, o decreto que emprestava seu nome à unidade teve de ser revogado, atendendo determinação do Ministério Público, que pediu a retirada do nome de pessoas vivas em prédios públicos.

“Recebi, com tristeza, a notícia do falecimento da dona Amélia Benta. Com o falecimento da Dona Amélia Benta já solicitei que o seu nome seja restabelecido na fachada da escola da Vila Baccili e também nos documentos oficiais da Prefeitura. Em nome do povo lençoense, registro minhas condolências e meu pesar. Que Deus proteja, abençoe e conforte aos amigos e aos familiares. Sempre”, declarou o prefeito Anderson Prado.

A professora Amélia Benta está sendo velada no Centro Funerário São Francisco e será sepultada no Cemitério Municipal Alcides Francisco nesta quinta-feira, 18, às 17h.