Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Cultura promove 1º Festival de Teatro Orígenes Lessa
17/05/2023 10h45

Secretaria de Cultura promove 1º Festival de Teatro Orígenes Lessa

Interessados em participar do festival é preciso se inscrever até o dia 20 de maio

A Secretaria de Cultura acaba de finalizar a programação do 1º Festival de Teatro Orígenes Lessa (Festol). O festival é uma mostra cênica não-competitiva de espetáculos, com realização de oficinas, workshops e bate-papos, que preza e foca as pesquisas cênicas contemporâneas e o estímulo à formação de coletivos teatrais. Neste ano, a programação contempla ainda um Festival de cenas curtas visando oportunizar a produção artística teatral lençoense e da região, nas categorias infanto-juvenil e adulto. “Esta é mais uma ação do governo municipal para disseminar a arte do teatro e da mímica. A seleção de curtas vai possibilitar uma oportunidade aos produtores de curtas, para que mostrem seu trabalho dentro da programação do evento. O município hoje por meio da Secretaria de Cultura é um dos mais promovem e realizam eventos em nossa região, contemplando as várias formas de arte. Este é o nosso compromisso: levar e popularizar a arte em sua essência e valorizar nossos artistas e produtores de cultura”, avaliou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Serão selecionadas até 30 cenas, de 3 a 10 minutos de duração, para apresentação no palco do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti nos dias 26 e 28 de maio. Cada produção selecionada receberá R$ 200,00 como ajuda de custo. Para participar do festival é preciso efetuar a inscrição até o dia 20 de maio, acessando o link do chamamento:https://drive.google.com/file/d/1h2MTg59d_kEfMAkXwfcxJw2mTqsSvNQq/view?usp=share_link

Workshop de Mímica

Além do festival de cenas curtas, o evento vai receber o workshop de Mímica Total e Teatro Físico com o ator-mímico, professor, diretor e dramaturgo Luis Louis. O workshop será realizado nos dias 27 e 28 de maio, das 10h às 13h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. O workshop é um mergulho nas práticas, técnicas e no pensamento dessa arte, focado no/a ator/atriz-total (autor/ator, criador/obra) e do corpo como o próprio pensamento (corpo pensante).Luis Louis é ator-mímico, professor, diretor, dramaturgo e fundador do "Estúdio Luis Louis - Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil". Formado pela Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre (Londres). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC – SP), é autor do livro A Mímica Total e possui especialização em linguagem do corpo e das emoções. Foi professor de Mímica no Royal National Theatre, na The School of the Science of Acting, ambos em Londres, e na PUC-SP – Faculdade de Comunicação e Artes do Corpo. Para comemorar seus vinte anos de carreira Luis Louis também apresenta o espetáculo Falas de um Mímico, que reúne vários quadros do seu repertório num tema central, a condição humana pós-moderna. O espetáculo será apresentado no dia 27, às 20h.