Você esta em: Home / Notícias / Unidades de saúde abrem no sábado para atualização da caderneta; dose contra a Influenza está liberada para todos os públicos
16/05/2023 11h06

Cobertura vacinal contra Influenza está baixa

Como reforço à Campanha de Vacinação, as ESFs do Monte Azul e do Núcleo, e a sala de vacinas do Ambulatório de Especialidades, estarão abertas no sábado 20, das 8h às 16h30, com aplicação das doses contra Influenza, Covid-19 e atualização da caderneta. As demais unidades estarão abertas no sábado, realizando a vacinação, das 8h às 13h.

Desde a segunda-feira, 15, a vacina contra a Influenza está disponível para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. A vacina contra a influenza protege contra diversos vírus em circulação, inclusive o do H1N1.

A campanha contra a Influenza começou no dia 10 de abril, com a disponibilização da vacina para todos os grupos considerados de risco (idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de seis meses, professores, trabalhadores da saúde, entre outros). Entretanto, a cobertura vacinal é estimada em 15%, somados todos os públicos.

A Vigilância Epidemiológica alerta que alguns vírus como o H1N1 estão em grande circulação, principalmente no outono e inverno, e que podem causar hospitalização e até mesmo a morte. Este ano, a Secretaria de Saúde registrou o óbito de um idoso por H1N1. Entre este público-alvo, a cobertura vacinal é de apenas 30%. Na outra ponta, a cobertura das crianças também preocupa, já que apenas 6,3% do público-alvo foi imunizado até o momento.

“Mais uma vez estamos aqui para lembrar que as vacinas previnem doenças salvam vidas. Ainda temos a Covid-19 em circulação e, com a aproximação do inverno, os vírus que causam gripes e resfriados, inclusive o H1N1. Estamos com as unidades abertas em período noturno e agora vamos realizar um Dia D no próximo sábado. Pedimos a população que tomem as vacinas e mantenham a caderneta em dia”, reforçou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Durante a semana, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde, por livre demanda. Veja os locais e horários de atendimento no site da Prefeitura: https://bit.ly/HorariosparaVacinacaoLP

Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação (caso possua), cartão cidadão e CPF.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA E ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA

Data: sábado, 20 de maio