Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Cultura realiza 2º Fórum para detalhar Lei Paulo Gustavo, apresentar plano de ação e editais
15/05/2023 10h56

Fórum vai detalhar na quarta-feira, 17, a Lei Paulo Gustavo para captação de recursos para a área cultural

A Secretaria de Cultura promove no dia 17 de maio, às 19h, o 2º Fórum de Cultura. Durante o encontro, o município vai apresentar o plano de ação para a captação de recursos voltados para a produção cultural. O evento será realizado no Espaço Cultural Cidade do Livro, e é uma das ações do Governo Municipal para promoção da cultura local e fomentar a participação da comunidade artística. O evento é aberto aos músicos, artesãos, cinéfilos, produtores culturais, atores, escritores, artistas plásticos e fazedores de cultura, interessados em obter informações sobre a elaboração de projetos para o segmento. As orientações e etapas para inscrições serão apresentadas pela gestora cultural Carol Panini.

“A participação no 2º Fórum de Cultura de Lençóis Paulista será considerada um pré-requisito para futuras contratações dentro da Secretaria de Cultura. A participação dos artistas neste evento é extremamente importante, uma vez que durante o fórum, serão apresentadas informações sobre os editais e planos de ação. A apresentação de projetos para captação de recursos na área, segue uma série de regras e orientações. Este é o momento para que os artistas conheçam os detalhes e consigam elaborar seus projetos que atendam os requisitos solicitados em cada edital. Além das orientações técnicas, a segunda edição do Fórum de Cultura é uma oportunidade para fazer conexões com outros artistas e profissionais da cultura, por meio da troca de ideias e o estabelecimento de parcerias”, destacou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo foi criada para auxiliar os trabalhadores da cultura durante a pandemia causada pela Covid-19. Os repasses de recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) vão atender municípios, estados e o Distrito Federal para a produção de eventos culturais. A lei presta uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, em função de complicações da Covid-19.

Os recursos serão liberados para atender projetos do setor Audiovisual e de áreas culturais e artísticas, por meio do desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária, financiamento de agentes culturais, cursos, produções e manifestações culturais e organizações culturais comunitárias que suspenderam suas atividades por conta das medidas de isolamento social durante a pandemia.

Serviço

2º Fórum Municipal de Cultura no dia 17 de maio (quarta-feira), às 19h, no Espaço Cultural Cidade do Livro, Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura pelo telefone 14 3263-6525 (fixo e whatsApp).