Você esta em: Home / Notícias / Programa de Inclusão Produtiva forma primeira turma de Confeitaria
03/05/2023 16h17

Programa de Inclusão Produtiva forma primeira turma de Confeitaria

Além de técnicas de confeitaria, participantes aprenderam sobre empreendedorismo e mercado de trabalho

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio de Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e da Secretaria de Assistência Social promove no dia 24 de maio, a formatura da primeira turma de Confeitaria pelo Programa de Inclusão Produtiva. Durante o Programa, as participantes passaram por três fases, que incluíram oficinas para desenvolvimento humano, cursos sobre fabricação de salgados e sobremesas, e conteúdos sobre empreendedorismo e mercado de trabalho. Além da certificação, 17 formandas receberão um kit com eletrodomésticos e utensílios para culinária, e poderão iniciar atividades para geração de renda, como produção de pães, doces e salgados.

Este Programa foi regulamentado por meio do projeto de Lei 5690/2023, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Anderson Prado, tornando permanente as ações para qualificação e reintegração ao mercado de trabalho de pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo ou empregabilidade.

“Esta é mais uma política pública da nossa administração em prol das pessoas que estão mais necessitadas, que são as famílias em situação de vulnerabilidade social, e que passa a funcionar de forma perene. O grande diferencial deste Programa é que ele é fruto de um estudo e de um trabalho conjunto. Nós passaremos a oferecer capacitação profissional ou requalificação no mercado de trabalho, de acordo com o perfil do munícipe atendido”, ressaltou o prefeito Anderson Prado.

O Programa de Inclusão Produtiva foca na capacitação de quem tem a partir de 16 anos e se enquadra nos critérios de vulnerabilidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e famílias atendidas em Centros de Referência de Assistência Social. As estratégias são desenvolvidas pelas secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e vão trabalhar o Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional e Orientação para Geração de Trabalho e Renda.

“Um dos grandes diferenciais do Programa Municipal de Inclusão Produtiva, e nós já começamos a atuar nesse sentido através do Plano Municipal, é focar no desenvolvimento humano, em primeiro lugar, identificando as habilidades socioemocionais de cada pessoa. Alguns têm perfil de empreendedor e terão mais sucesso trabalhando de forma autônoma, enquanto outros se desenvolverão melhor atuando para um empregador. Além da capacitação, com a sanção desta Lei, poderemos fomentar a inclusão produtiva criando condições para a geração de renda e autonomia aos usuários dos CRAS e CREAS”, explicou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

“Nós já dispomos de uma estrutura em nosso município que atende tanto quem está em busca de reinserção no mercado de trabalho quanto quem deseja iniciar um negócio próprio. Antes mesmo da sanção do projeto nós já iniciamos a capacitação dessas pessoas, num modelo piloto e já estamos preparando a formatura da primeira turma do curso de Confeitaria. Acredito que a Inclusão Produtiva vai direcionar o candidato adequado para cada tipo de qualificação, representando uma gestão mais sustentável e solidária”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari.