Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura entrega reforma e revitalização do Paço Municipal
27/04/2023 16h18

Prefeitura entrega reforma e revitalização do Paço Municipal

O prefeito Anderson Prado entregou nesta quinta-feira, 27, véspera pelo aniversário de 165 anos da Cidade, as obras de reforma e revitalização da Praça das Palmeiras, no entorno do Paço Municipal. A cerimônia foi acompanhada por servidores do Executivo e do Legislativo e diversas autoridades, e marcada por uma homenagem ao ex-prefeito Ézio Paccola, de 93 anos, que em 27 de janeiro de 1981 entregou o prédio que atualmente é a sede da Prefeitura.

Por convite de Prado, também participaram do evento os ex-prefeitos Admilson Vanderlei Bernardes, o Dingo, José Antonio Marise e Bel Lorenzetti, que governaram Lençóis Paulista desde que a sede foi inaugurada. Governaram Lençóis também nesse tempo, o ex-prefeito Ideval Paccola (1983 a 1988), que faleceu em 2003, e o ex-prefeito José Prado de Lima, que teve mandato de 1997 a 2000, mas que faleceu em 2012, também foi lembrado durante a cerimônia.

Acompanharam a cerimônia todos os secretários municipais, o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, o diretor do CMFP, Antonio Paulo Antunes, e o diretor do IPREM, Antonio Marcos Martins. Além disso, compareceu o presidente da Câmara, Nardeli da Silva e os vereadores Andreia Martinelli Zaratini, Irani Gorgonio, Glauco Temer Feres, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, Valdevino Miguel e Rômulo Paulon Pegolo.

“Quero agradecer a oportunidade de estarmos aqui na Prefeitura de Lençóis, sede do Poder Executivo, de onde emanam as políticas públicas que precisam atender os cidadãos, que precisam fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente daqueles que mais necessitam. Esse é o papel do serviço público municipal. Como disse o saudoso governador Franco Montoro, as pessoas vivem nas cidades, não nos estados ou na Federação e são os servidores públicos municipais que fazem a diferença na vida das pessoas. Esse Palácio está sendo entregue revitalizado com o objetivo único de servir ao povo. De servir à brava gente lençoense, entregando carinho, cuidado, respeito, com responsabilidade e amor. Eu sou muito grato por esse momento. Sou muito grato a cada servidor e a cada servidora. Sem a presença desses servidores, o senhor Ézio, o Dingo, o Marise, a Bel ou eu jamais teríamos conseguido governar, cada um a seu tempo. Vocês são os responsáveis pelo desenvolvimento econômico, social, cultural, empresarial que Lençóis Paulista atravessa. Obrigado a todos. Feliz 165 anos, Lençóis Paulista!”, destacou o prefeito Anderson Prado.

Já o ex-prefeito Ézio Paccola, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem e elogiou o resultado final. “Estou tão emocionado. Esse convite do prefeito me traz a lembrança de quando nós projetamos esse prédio para ser o Paço Municipal. Agora vejo a proposta recuperada nesta reforma. A reforma e revitalização dessa praça representam um momento histórico, do restabelecimento do objetivo inicial do projeto. Parabéns, a praça está linda”, comentou.

“Estou muito contente, Bel, Dingo, Senhor Ézio, Prado e Marise, que são os prefeitos que contribuíram para que a cidade chegasse onde chegou, cada um no seu modo de administrar, cada um fazendo um pouco. Sou grato a Deus e a todos que estão aqui, por poder participar como presidente da Câmara, deste momento histórico”, reforçou o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.

A reforma e revitalização da Praça das Palmeiras manteve as características do projeto original, apresentado em 1981, com projeto paisagístico, recuperação dos espelhos d'água e acréscimo de peixes ornamentais, que trouxe mais vida para a praça, troca do calçamento, garantindo melhor drenagem de água e implantação de dispositivos de acessibilidade, ajustes nas redes de água e esgoto, padronização de bancos e lixeiras, adequação das vagas de estacionamento, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito Vigente, implantação de iluminação por LED (tecnologia mais econômica e eficiente), e identificação visual, com adesivos e instalação de totem orientando sobre os serviços oferecidos. O interior do prédio também vem passando por reestruturação.

A secretária de Administração, Taisa Toledo Placa, Pasta responsável pelo Paço Municipal, destacou que a obra também envolveu o Gabinete, as secretarias de Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente, Motomecanização, Segurança Pública, Suprimentos e o SAAE e agradeceu a colaboração dos servidores. “O Paço Municipal não é apenas a sede do Poder Executivo, é um espaço importante na história de Lençóis Paulista, que amanhã, 28 de abril, celebra seus 165 anos. E como é gratificante ver crianças, jovens, sentados em frente aos espelhos d'água, tirando fotos. Muitas vezes, de nossas salas, ouvimos crianças correndo por essa praça, encantadas com os peixes. Ciclistas passam e param para fazer fotos. Professores já estão trazendo os alunos para conhecer o espaço. E muitos servidores já utilizam a praça como ponto de leitura durante seu descanso. Vamos cuidar com carinho deste espaço que é de todos”, convidou a secretária.