Você esta em: Home / Notícias / Programa Coleta Certa completa 4 anos de implantação; desde 2019, Prefeitura investiu mais de R$ 7 milhões na coleta mecanizada
25/04/2023 15h41

Coleta mecanizada está presente em toda a cidade

Neste mês, a Prefeitura de Lençóis Paulista celebra os quatro anos de implantação do Coleta Certa. O programa de mecanização da coleta de lixo e materiais recicláveis foi lançado oficialmente no dia 23 de abril de 2019, em evento realizado na escola municipal Profª Lina Bosi, no Jardim Ubirama – o primeiro bairro a receber os contentores. Desde então, de forma progressiva, foi expandido para toda a área urbana, incluindo o Distrito Empresarial e o Distrito de Alfredo Guedes.

Atualmente, são mais de 3.500 contentores espalhados pela cidade, nas cores azul (para descarte do lixo orgânico) e verde (para descarte de todos os materiais que podem ser reciclados).

O Coleta Certa é gerido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 7,2 milhões no Programa, dinheiro empregado tanto na aquisição de contentores como em equipamentos para limpeza, como os dois caminhões com sistema de higienização dos contêineres. Do total investido, R$ 6 milhões são de recursos empregados pela própria Prefeitura. Além disso, o Programa teve investimentos de R$ 727 mil por meio de convênio com o FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) e R$ 437 mil do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

“Com a implantação do Coleta Certa nós trouxemos para Lençóis Paulista um Programa que representou múltiplos benefícios: para os coletores, com a mecanização do processo, para a população, com a possibilidade de dispersar o lixo em quaquer horário, e para o Meio Ambiente, com o incentivo de separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis. São políticas públicas como esta que nos colocam na 25ª posição entre os municípios brasileiros, no raking de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e na quinta colocação do Selo Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, além de estarmos em primeiro lugar, em relação a este mesmo Selo, quando comparados às 34 cidades que compõem a Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré”, avalia o prefeito Anderson Prado.

Paralelamente ao trabalho realizado pelas equipes de coletores e pelos servidores que realizam a manutenção e limpeza dos contentores, também é feito um intenso trabalho de educação ambiental com os alunos da rede municipal, para que as crianças e adolescentes aprendam a fazer a separação e descarte correto do lixo, e também para que se tornem multiplicadores. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda conscientiza para o uso correto e a preservação dos contentores, que constituem um patrimônio de todos.

Atualmente, o serviço mecanizado realiza a coleta de 1500 toneladas por mês. Deste total, cerca de 200 toneladas estão nos contentores verdes, ou seja, destinadas para a reciclagem, o que representa 13% do total recolhido. A média das cidades brasileiras é de 5%.

“Nosso grande desafio é a educação e a conscientização. Lençóis Paulista já realiza a coleta seletiva há muito tempo, por isso temos um volume de materiais reciclados muito superior à média nacional. Entretanto, na nossa rotina diária, percebemos que muitos itens de plásticos, papel, metal e papelão acabam indo parar no contentor azul, juntamente com o lixo orgânico. Além disso, apelamos constantemente à população que não depredem ou vandalizem os contêineres, e que só descartem o lixo doméstico. Este programa é viabilizado com dinheiro público, projetado para gerar benefícios para a população e para o Meio Ambiente, garantindo uma cidade melhor para as futuras gerações”, diz o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.

Quanto mais a população aderir à proposta de separação e destino correto do lixo, maior será o volume de materiais reciclados. Isso é revertido em renda e dignidade para quem vive da coleta seletiva. Do outro lado, o volume de lixo orgânico diminui, contribuindo para o aumento da vida útil do aterro. Ou seja, menos resíduos descartados. Ganham o Meio Ambiente e as futuras gerações.

COMO FUNCIONA

O programa Coleta Certa consiste na instalação de contentores nas cores azul (para lixo orgânico) e verde (para materiais recicláveis). Uma vez depositados nos contentores, o recolhimento é dos dejetos é feito de forma totalmente mecanizada, eliminando todo o contato manual com os resíduos. O mesmo processo é feito com os materiais recicláveis.

Para que o projeto funcione de forma adequada, é fundamental a colaboração dos moradores. No caso do lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro), os dejetos devem ser colocados em sacos ou sacolas plásticas fechadas, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Sempre feche a tampa do contentor após depositar o lixo.

Já em relação aos materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores.

Seguindo estas regras simples, a população garante uma cidade limpa e organizada, contribui para a preservação do meio ambiente e para a dignidade dos trabalhadores que vivem da reciclagem.