Você esta em: Home / Notícias / Programa Saúde 10 chega ao Júlio Ferrari e Maria Cristina
25/04/2023 13h50

Programa Saúde 10 chega ao Júlio Ferrari e Maria Cristina

Na imagem, ato de implantação na ESF do Júlio Ferrari

O prefeito Anderson Prado formalizou a implantação do Programa Saúde 10 em mais duas unidades da rede municipal nesta segunda-feira, 24. Acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Nardeli da Silva, ele deu às boas-vindas aos novos servidores e entregou placas comemorativas nas ESFs Winter Malatrasi (Júlio Ferrari) e Vereador Carlos Alberto Baptistela (Maria Cristina). Agora são oito unidades que atendem em horário estendido durante a semana e também aos sábados.

Até meados de maio, todas as estratégias de saúde da família e unidades básicas terão horário de funcionamento ampliado. A implantação ainda depende da contratação de servidores. Prado também anunciou que já está realizando os trâmites necessários, com adequação do orçamento e nova ampliação do quadro para que, a partir de 2024, o RAIS Mulher e o Ambulatório de Especialidades, também passem a atender em horário estendido durante a semana e aos sábados.

“Nós estamos trabalhando e investindo para a construção de novas unidades de saúde, escolas e creches. Porém, mais do que isso, nós estamos preocupados com os serviços que serão oferecidos e com a população que será atendida com estas novas unidades. Porque estas obras não representam nada se não tivermos um atendimento de qualidade para oferecermos à nossa gente. E nós estamos passando hoje por mais dois postos de saúde para, simbolicamente, inaugurar algo muito importante, porque impacta a vida das pessoas de forma perene. Esta é uma política pública permanente. Sempre digo que essa ação impacta a mãe, que sabe que o problema do filho não é um caso grave para levar pra UPA, mas quer levar no médico porque está com dor de ouvido ou dor de garganta”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

“Esse programa é de extrema importância para a nossa população, porque vai beneficiar principalmente os trabalhadores, as pessoas que necessitam do atendimento após as 17h. Costumo dizer que, quando o prefeito Prado me chamou para a Secretaria de Saúde, me encarregou de uma missão: sempre olhar para quem mais precisa. E é isso que estamos buscando com as nossas políticas. Por isso eu quero agradecer e dar as boas-vindas para as novas equipes”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“Eu fico satisfeito em saber que temos uma administração que está a par das necessidades das pessoas, que está recebendo as demandas enviadas pela Câmara. Sempre defendi que precisava estender o horário de atendimento, e fico feliz em ver isso acontecendo”, completou o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.

Já na primeira quinzena de maio, passam a integrar o programa também a ESF Jardim das Nações e a ESF Vitório Boso, em Alfredo Guedes. Com mais estes quatro postos de saúde, a cidade passa a contar com 10 unidades atendendo em horário ampliado durante a semana e também aos sábados, melhorando o acesso da população à saúde.

Durante o horário ampliado as unidades vão oferecer praticamente os mesmos serviços e atendimentos prestados durante o horário de expediente comercial: consultas médicas, atendimentos de enfermagem, dispensação de medicamentos e exames. Após os novos servidores passarem por treinamentos, as unidades também passarão a realizar a vacinação no período noturno.

HORÁRIOS DAS UNIDADES NO PROGRAMA SAÚDE 10

ESF ANTONIO LEÃO TOCCI – CECAP

Rua Dias Gomes, 37 / Telefone: 3264-4040

ESF DO JARDIM DO CAJU